Cupcake de Cacau – Receita

Quem resiste a um delicioso cupcake? Difícil achar alguém que não goste não é?

Mini bolo de origem americana, o cupcake é uma sobremesa muito saborosa e de fácil preparação, que vem a cada dia, ganhando espaço na culinária brasileira. Encontrado em inúmeras versões e sabores, recheados ou não, independente de tudo isto, este doce é de dar água na boca, principalmente nos amantes de doces. Foi pensando neste grupo de pessoas, os famosos doceiros, que o cupcake foi criado.

Muito usado em festas, infantis ou não, bem decorados e, por vezes, bem coloridos, este bolinho, além de delicioso também é lindo e ajuda muito na decoração da mesa podendo ser até temático, de todos os tipos, cores e formas ele arrasa na beleza e sabor.

Hoje você vai aprender uma receita de cupcake deliciosa para fazer aí na sua casa. Seja para consumo próprio ou até para criar uma renda extra, esta receita vai te surpreender. Cupcake de cacau! Gostou? Então vamos começar.

Ingredientes

cupcacke de cacau

O Cupcacke de Cacau é uma delícia e é muito fácil e rápido de fazer

Massa

  • 1/2 xícara de cacau em pó
  • 1 1/2 xícara de açúcar
  • 300g de manteiga amolecida
  • 3 ovos
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de leite
  • 10 gotas de extrato de baunilha
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sobremesa de fermento em pó
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio (O bicarbonato serve para deixar a cor do cacau mais intensa, você pode não colocar)

Cobertura

  • 280 g de açúcar de confeiteiro
  • 100 g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
  • 40 g de cacau em pó
  • 40ml de leite gordo

Modo De Preparo

Cupcake

Deixe separada as forminhas próprias para cupcake. Passe por uma peneirinha o sal, o fermento, o bicarbonato de sódio e reserve. Em um recipiente coloque o açúcar e a manteiga. Com a batedeira, bata estes dois ingredientes até que forme um creme homogêneo.  Acrescente os ovos, aos poucos, acrescente também a farinha e o cacau, logo após o leite e a baunilha.

Neste momento, dispense a batedeira e adicione os ingredientes secos que foram peneirados e reservados sendo, o sal, o fermento, o bicarbonato de sódio.  Para misturar estes ingredientes, utilize uma espátula ou uma colher de sua preferência e misture bem e delicadamente.

Coloque a massa nas forminhas, lembrando de não encher até a borda, e leve ao forno préaquecido a 180C de 20 a 25 minutos.

Para a cobertura faça uma receita de brigadeiro e acrescente uma colher de sopa de açúcar de confeiteiro, coloque sobre os cupcakes com uma colher ou espátula.

Modo De Preparo Da Cobertura

Em uma batedeira na velocidade mínima, bata o açúcar de confeiteiro, a manteiga e cacau em pó, até que fique incorporada e bem ligada.

Com a batedeira na velocidade mais baixa ou com uma colher sem o uso da batedeira, junte o leite à mistura.

Misture bem e, assim que o leite estiver incorporado, coloque a batedeira na velocidade mais alta. Continue a bater durante pelo menos 5 minutos até que a cobertura fique leve e fofa.

OBS: Quanto mais bater a cobertura, mais fofa e leve ficará.

Com o uso de um saco de confeiteiro, ou com o instrumento de sua preferência, aplique a cobertura sobre o cupcake frio.

Você pode polvilhar, com o uso de uma peneirinha, açúcar de confeiteiro sobre a cobertura que é escura, fica bem charmoso, ou colocar confetes ou granulados coloridos o que vai deixar seu bolinho mais alegre. Seu cupcake vai ficar lindo!

Agora é só saborear esta delicia. Para quem gosta de um bom café, é um ótimo acompanhamento. Fica a dica.

 


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

8 Comentários em “Cupcake de Cacau – Receita

  1. Regina disse em 01/03/2009 às 15:24:

    Olá, eu gostaria de saber quanto tempo o cupcake fica no forno, alguém poderia me dizer?
    Sua receita é ótima, obrigada!

    Abraços.

    • Mulher Esperta disse em 09/03/2009 às 17:08:

      Regina, o tempo de assar do cupcake vai variar do seu forno na realidade, os elétricos assam muito mais rápido que os a gás, mas leva entre 20 e 25 minutinhos.

  2. katia disse em 08/04/2009 às 19:44:

    Olá…eu gostaria de saber quantos cupcakes da para se fazer com essa receita.
    Só de olhar ja deu agua na boca…adoro cupcakes mas ainda estou aprendendo a fazer…obrigada!

  3. Barbara Bresani salvi disse em 02/06/2010 às 20:37:

    Gostaria de saber a quantidade, em gramas, que devo colocar em cada forminha para que elas fiquem na altura certa. A forminha é a número 0 da MAGO.

    Obrigada,
    Barbara

    • Mulher Esperta disse em 10/06/2010 às 15:59:

      Bárbara, para acertar em qualquer forminha basta preencher sempre 3/4 da forma o que deixa livre 1/4 para a massa crescer.

  4. Magali Dias disse em 06/10/2010 às 23:04:

    Como fazer para os cupcakes ficarem arredondados acima da forminha? Já tentei encher mais as forminhas mas ele vaza, não fica redondo… Obrigada pelas dicas.

    • Mulher Esperta disse em 12/10/2010 às 11:28:

      Magali, adicione uma colher de chá de bicarbonato de sódio ao fermento da massa se a sua receita não está dando certo, mesmo que você já use a medida indicada de bicarbonato. Tente usar sempre a peneira para farinha e outros pós, e lembre-se de misturar muito bem a massa.
      Boa Sorte!

  5. josecarloslemos disse em 08/11/2010 às 11:55:

    Nos meus sessenta anos o que mais fiz foram CUPCAKE eu coloco chocolate amargo fica tipicamente SUIÇO/ALEMAO

Deixe sua opinião “Cupcake de Cacau – Receita