Curau – Receita

Receita tradicionalmente brasileira, muito popular no Sudeste e Nordeste do país, o curau é uma espécie de mingau de milho verde que costuma ser apresentado como um mini pudim, conhecido também como canjica, e a canjica do Sudeste para eles se chama mungunzá.

Embora tenha sua identidade cultural nas duas regiões do país já mencionadas, é apreciado em todo o país, e o mais interessante, ele não nasceu aqui.

Esta é uma iguaria de tradição portuguesa, normalmente é apresentada como doce, com milho verde, leite, açúcar e canela mas, existem também as versões salgadas deste prato. Essa receita de curau é muito simples pois não exige milho debulhado na hora, você pode usar o congelado ou embalado a vácuo contando que seja fresco.

Se desejar um curau mais incrementado, adicione uma xícara de chá de coco ralado a receita, o sabor ficará adocicado e a textura mais interessante, nesse caso polvilhe junto com a canela em pó um pouco de coco ralado na decoração, ou coloque algumas raspas de coco fresco sobre o curau desenformado, fica mais sofisticado. Vamos a receita.

Receita

Ingredientes:

  • 3 xícaras de milho verde fresco ou congelado
  • 1 xícara de chá de água
  • 4 e 1/2 xícaras de chá de leite
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • Canela em pó a gosto

Modo de Preparo:

O primeiro passo é colocar o milho e a água no liquidificador e bater bem até ficar uma mistura homogênea. Depois, retire do liquidificador e adicione o leite, misturando aos poucos.

Passe esta mistura por uma peneira fina, amassando com as costas de uma colher de pau. Em seguida, transfira o líquido obtido para uma panela e junte o açúcar e o amido de milho. Então cozinhe em fogo baixo por 20 minutos, misturando sem parar até engrossar no ponto em que preferir. Importa que esteja bem cozido, mas pode ficar mais mole ou mais consistente.

Despeje em uma forma untada ou em potinhos individuais e espere esfriar. Cubra com filme plástico e leve a geladeira até ficar firme. Desenforme ou sirva nos potinhos e polvilhe com canela conforme o gosto.

Não esqueça de deixar aqui sua opinião e sugestão.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Curau – Receita