Gelado de Frutas Vermelhas – Receita
Muitas pessoas fogem de sobremesas frias no outono e inverno, o que é uma grande bobagem, nada mais sofisticado que servir um bonito gelado acompanhado de um vinho branco depois do almoço num dia especialmente frio, todos bem agasalhados e confortáveis degustando a delícia do contraste doce e ácido que as frutas vermelhas e os cremes dessa receita proporcionam.
Você vai precisar de:
- 1 xícara de açúcar
- 4 claras
- 1/4 de xícara de água
- 3 xícaras de frutas vermelhas congeladas ou frescas
- 2 e 3/4 de xícara ou 680g de creme de leite espesso (Creme de leite do Cheff)
Modo de preparo:
- Em uma panelinha misture a água e o açúcar, deixe ferver até formar uma calda.
- Enquanto espera a calda ferver bata as 4 claras em neve, picos firmes.
- Quando a calda ferver jogue sobre as claras sem parar de bater, faça um fio contínuo e lento de calda enquanto bate uniformemente as claras até incorporar toda a calda.
- Continue a bater até esfriar e obter ponto de merengue firme.
- Misture as frutas vermelhas ao creme de leite com a ajuda de uma espátula, misture o merengue a ela.
- Distribua em taças individuais ou coloque em uma bonita travessa que possa ir ao freezer.
- Deixe pelo menos 3 horas no freezer, não espere mais de 4 dias para consumir, mesmo no freezer não se deve prolongar demais a validade desse gelado.
Para preparar um gelado de frutas vermelhas impecável siga essas dicas espertas:
- Não tenha pressa, se for usar frutas vermelhas congeladas não deixe que descongelem por completo, no caso das frescas limpe-as bem e descarte as que tiverem muitas imperfeições.
- Se for usar creme de leite fresco bata com a batedeira até o ponto de chantili antes de incorpora-lo a receita.
- Delicadeza é o pulo do gato, para que suas frutas não soltem muito a cor e coloram todo o creme da receita mexa com muito cuidado, incorpore as frutas aos poucos e não bata, nunca bata gelados que levam frutas inteiras.
- Se você não tem muita prática na cozinha, peça ajuda para um amigo na hora de juntar a calda fervente de açúcar as claras em neve, é importante que esse processo seja contínuo, se você não conseguir bater uniformemente as claras enquanto elas recebem a calda é possível que varias “pedrinhas” se formem e a textura de seu gelado foi comprometida.
*Para transformar essa receita em um Parfait basta montar taças individuais intercalando camadas de biscoito de avelã triturado, com o creme, finalizar com creme,decorado com algumas frutas inteiras e levar a geladeira.