Iogurte – Benefícios e Receitas Caseiras

Principal e mais consumido derivado do leite, o iogurte é um lanche gostoso e saudável, além de ser rico em cálcio, ele tem efeito de regulação da flora intestinal e seus benefícios vão além. O iogurte também é probiótico, ou seja, tem microrganismo com função importante em nosso organismo.

Pesquisas mostram que o consumo da bebida à base de leite também pode auxiliar no emagrecimento, porque ela dificulta a absorção de gorduras. Outro benefício comprovado é o efeito positivo no sistema imunológico e na prevenção de doenças.

Mas não é sempre que se pode dizer que o iogurte é um alimento saudável. O iogurte tipo GREGO, que está na moda, infelizmente a grande maioria destes tipos de iogurtes são mais calórico e  muito rico em gorduras saturadas, sendo assim ele deve ser evitado Então, se você deseja consumir este alimento como uma alimento saudável, é preciso ter atenção a este ponto

Um iogurte no café da manhã é uma ótima opção, também como um lanche nos intervalos das refeições é ótima pedida. Você pode combinar iogurte com frutas e cereais. Um alimento tão gostoso e com tantos benefícios, vale super a pena inclui-ló em sua alimentação.

Você pode incluir pelo menos 100g de iogurte na alimentação diária. Uma boa dica é apostar nos iogurtes mais saudáveis: enriquecidos com nutrientes, sem açúcar ou desnatado. Quem tem tempo e gosta de cozinha também pode preparar o iogurte em casa, com ingredientes naturais.

O iogurte natural possui um sabor suave. Não é diferente do leite em relação aos seus nutrientes, contém proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais. Contém também os micro-organismos vivos que influenciam no organismo de forma positiva pois, melhoram o funcionamento do sistema digestivo.

Você pode fazer o iogurte natural e variar os sabores conforme recitas, ou consumi-lo com fruta, fica muito gostoso. Se não quiser fazer o iogurte natural, você pode utilizar o iogurte natural industrializado mesmo.  Vamos lá?

 

Iogurte Natural

  • 1 litro de leite integral
  • 1 Iogurte natural

Modo de preparo

leve ao fogo 1 litro de leite, assim que começar a ferver, retire do fogo e deixe enfriar.

OBS 1: para testar a temperatura, você pode colocar seu dedo mindinho e, se você conseguir deixar o dedo por 10 segundos sem sentir desconforto a temperatura já está ótima para continuar a receita.

Misture meia embalagem do iogurte natural em 1 concha do leite morno.

OBS 2: Na escolha do iogurte natural, verifique o rótulo pois, o iogurte não pode ter amido, gelatina ou qualquer outro espessante, pois isto atrapalha o resultado do seu iogurte. O iogurte pode conter fermento lácteo

Junte a mistura ao restante do leite.

Coloque em um recipiente com tampa, enrole em um pano. você pode deixar em um lugar mais abafado durante pelo menos 8 horas, eu costumo deixar dentro do forno, é uma opção.

esta receita rende bastante e é muito saboroso, fica com uma consistência ótima. Para fazer uma segunda receita, reserve um pouco deste iogurte, assim não será necessário utilizar iogurte industrializado.

Vamos agora as receitas adicionando sabor.

Iogurte Caseiro

Iogurte Caseiro

Cenoura, Laranja e Mel

  • Suco de 1 laranja
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 3 rodelas médias de cenoura
  • 1 copo de iogurte natural

Bata todos os ingredientes no liquidificador e tome em seguida. A receita é rica em fibras e vitaminas que protegem nossa saúde.

Ameixa e Aveia

  • 4 ameixas secas
  • 1 colher (sopa) de aveia em flocos
  • 1 colher (sopa) de açúcar mascavo
  • 1 copo de iogurte natural

O preparo é o mesmo do anterior. Basta bater todos os ingredientes no liquidificador até ficar cremoso. Esse iogurte é ótimo para quem sofre com a prisão de ventre.

Pêssego e Linhaça

  • 3 metades de pêssego em calda
  • 1 colher (sopa) de linhaça
  • 1 copo de iogurte natural

Na hora de bater o iogurte, adicione um pouco da calda do pêssego juntamente com os demais ingredientes. Essa opção é indicada para mulheres na menopausa, por causa dos benefícios da linhaça.

Então faça o seu iogurte e comente aqui, sugira combinações, pode brincar a vontade! Até a próxima.

 


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Iogurte – Benefícios e Receitas Caseiras