Dieta Volumétrica – Perca Peso sem Passar Fome
Só de pensar em dieta a maioria das pessoas já desanima, pensando na fome. Mas quem disse que não é possível fazer uma dieta sem passar fome? É possível sim, e a nutricionista norte-americana Barbara Rolls explica tudo no livro “A Dieta Volumétrica – Perca peso comendo mais” (Editora Best Seller, 294 páginas). Nesse livro, é apresentada uma forma de se aumentar a quantidade de comida no prato, sem aumentar as calorias. Dessa forma, é possível manter uma alimentação saudável, perder peso e sem sentir fome. Veja algumas das dicas apresentadas no livro da Dieta Volumétrica:
Faça Algumas Trocas
Quando for comer um macarrão, adicione legumes à receita. Assim, você deixará de comer um prato de macarrão e comerá meio prato de macarrão, sendo que o restante serão vegetais. O segredo é encher o prato de alimentos saudáveis e pouco calóricos, pois assim você comerá bastante, ficará saciada e não estará exagerando nas calorias. A mesma dica serve para iogurtes, sorvetes, gelatina, etc. Retire a metade do que você iria comer e troque por frutas. Fazer legumes ensopados também ajuda a encher o prato e dar mais saciedade, pois é adicionada água no preparo.
Adicione Fibras às Suas Refeições
As fibras são grandes aliadas nessa dieta. Elas dão saciedade, precisam ser bem mastigadas (o que passa ao cérebro a impressão de que você está comendo mais) e ainda passam lentamente pelo intestino, fazendo uma “limpeza” por ali e retirando o que não serve para o organismo. Mas para que as fibras funcionem de forma correta, é preciso beber muita água. É a água que faz com que a fibra aumente no organismo, dando saciedade por mais tempo.
Alimentos que Devem ser Ingeridos
Alguns alimentos não podem ser esquecidos nessa dieta. É o caso das frutas, legumes, feijão e outras leguminosas, água, cereais e qualquer outro alimento rico em fibras. Além disso, procure ingerir alimentos feitos com água, como sopas e ensopados por exemplo. Eles fazem o prato parecer mais cheio e, consequentemente você comerá menos, ficando satisfeita.
Sem Muitas Restrições e de Olho nas Calorias!
O mais legal dessa dieta é que além de não passar fome, você não fica tão restrita na hora de comer. O importante aqui é observar a densidade calórica dos alimentos. Evite as comidas muito gordurosas, doces, refrigerantes e outros alimentos muito calóricos. Mas se você segue uma alimentação com poucas calorias diariamente, nada impede que você coma um doce de vez em quando, ou uma fritura, sem prejudicar a dieta.