Alimentos Simbióticos, Prebióticos, Probióticos e seus Benefícios

Todos nós, quando vamos aos supermercados, vemos alimentos que podem fazer parte de uma alimentação simbiótica nas prateleiras. São eles iogurtes, leites fermentados e etc. É muito comum vermos escrito “Possui lactobacilos vivos” nas embalagens, e muitas pessoa não entendem como esse tipo de característica pode ser benéfica ao nosso organismo. Pois saiba que um intestino saudável possui mais de 10 bilhões dessas bactérias por milímetro quadrado.

Existem alimentos que, como estes mencionados acima, possibilitam que nosso intestino esteja saudável. Os prebióticos estimulam o crescimento e fortalecimento das bactérias boas para nosso intestino, ajudando elas a se reproduzirem no intestino. São alimentos prebióticos as fibras, álcoois de açúcares e oligossacarídeos. Já os probióticos são exatamente essas bactérias boas, indispensáveis para uma boa saúde. São, conforme determinado pela Legislação Brasileira, um alimento que contém seres microbianos vivos.

Os alimentos chamados simbióticos são um subproduto ocasionado pela fermentação produzida pelos probióticos. Quando os probióticos se alimentam de moléculas de fibras para sobreviverem, eles deixam produtos residuais, que são os simbióticos. A microbiota libera estes simbióticos, que também auxiliam na regulagem do trato intestinal.

Sabendo disso, podemos concluir que os alimentos simbióticos, prebióticos e probióticos são de extrema importância para a nossa saúde. A combinação de probióticos e prebióticos faz com que o intestino funcione melhor, evitando infecções e outros problemas relacionados. Vamos entender melhor sobre os benefícios destes três componentes? Leia abaixo.

Quais são os benefícios?

Os alimentos probióticos são o leite fermentado, alguns queijos, iogurtes, sorvetes, leite em pó, etc. Se ingeridos na quantidade correta, de acordo com orientação médica, esses alimentos trazem muitos benefícios para a flora intestinal.

Já os prebióticos são encontrados como ingredientes biscoitos, cereais, chocolate e produtos lácteos, sendo sua principal fonte a chicória e a alcachofra. Os prebióticos não são digeridos, por isso servem de alimento para as bactérias que habitam o intestino. A melhor fonte de prebióticos são vegetais e raízes.

A combinação destes dois elementos faz com que nosso intestino seja saudável, regulado e cheio de bactérias boas, das quais nós necessitamos. Além disso, há a diminuição de citocinas que proporcionam inflamações, melhora no sistema imunológico, diminuição de infecções, aumento de massa magra e redução de massa gorda.

Todos esses benefícios acarretam muitos outros no nosso organismo, como o controle do colesterol e a diminuição dos risco de diabetes. E, além de auxiliar no funcionamento do sistema digestivo, os alimentos simbióticos atuam como inibidores de bactérias ruins.

Os simbióticos são ácidos gordos de cadeia curta, como acetato, butirato e propionato de etilo, que são produzidos pela fermentação de carboidratos não digeridos no intestino. Tais ácidos produzem uma energia para o cólon e auxiliam em muitos processos do metabolismo. Também, se encaixam como simbióticos os lipopolissacarídeos, como polissacarídeos A e exopolissacarídeos, muramildipeptídeo, indol, vindos do triptofano, ácido teicóico, lactocepin e molécula p40.

É importante que, quando formos optar por alimentos simbióticos, procuremos por simbióticos de todos os tipos descritos acima. Podemos encontrar suplementação deles na spirulina e chlorella, algas de desintoxicação. Além disso, nos micélios, que são produtores de cogumelos, bagaço de uva, aloe vera em fermentação, vinagres, ácidos húmicos e fúlvicos, proteases bacterianas, enzimas saccharomyces, shilajit ( erva antiga) e iogurtes com culturas de lactobacilos.

Portanto, o probióticos, simbióticos e prebióticos são categorias de substâncias que auxiliam no controle e saúde da microbiota. Existem suplementos que possibilitam que a pessoa ingira os três de forma prática e rápida. Porém, isso não será tão eficaz quanto escolher os alimentos cuidadosamente, de acordo com sua necessidade.

Para obter bons resultados com os simbióticos, probióticos e prebióticos, é recomendada a ingestão diária. Existem alguns iogurtes simbióticos, com adicionais de fibras e etc. Porém, é mais comum que as combinações sejam feitas em casa, pois assim é mais fácil de achar todos os ingredientes corretos.

Um exemplo de café da manhã nutritivo e que desperte seu intestino logo cedo é a combinação de iogurte ou leite fermentado, aveia e banana. Também, os alimentos conhecidos como funcionais são grandes protagonistas. Tem-se a aveia, como dito, muito popular por ser muito nutritiva, apresentar altos teores proteicos e fibras solúveis e insolúveis.

A linhaça também é outro alimento funcional que pode ser combinado para simbióticos, pois contém fibras, o ácido graxo ômega 3 e lignanas. Assim como a aveia, representa diversos benefícios para nossa saúde, como a redução do colesterol ruim, ações antioxidantes e diminuição do risco de doenças cardiovasculares.

Uma boa dica é, logo na primeira refeição do dia, preparar um bowl cheio de alimentos benéficos para a saúde. Pode-se colocar frutas congeladas e batidas, iogurte para dar cremosidade, spirulina, aveia, linhaça, chia, dentre outros ingredientes. Foque nas diferentes combinações e no valor nutricional delas. Outra possibilidade é também fazer batidas, caso seja uma alternativa mais rápida. Coloque bastante alimentos com fibras, frutas e também água de coco.

Tenho certeza que depois destas dicas o seu intestino irá se beneficiar muito! Não se esqueça de comentar qualquer dúvida abaixo e nos conte se nossas dicas ajudaram no seu dia a dia.


Pesquisar
Custom Search

Deixe sua opinião “Alimentos Simbióticos, Prebióticos, Probióticos e seus Benefícios