Chá de Efeito Colagogo e Colerético

Dizemos que um medicamento tem efeito colerético quando ele aumenta o fluxo biliar, ou seja, faz com que a quantidade de bile aumente no fígado ou na vesícula. A bile é importante para a absorção de nutrientes pelo organismo e também para a eliminação de gorduras em excesso. Se a quantidade de bile estiver baixa, ocorre dificuldade na digestão. Por isso, é importante que a quantidade de bile esteja regulada para que a digestão aconteça normalmente.

O efeito colagogo é responsável por aumentar a contração da vesícula biliar. A contração da vesícula faz com que a bile passe para o intestino, fazendo seu papel de estimular a absorção de nutrientes e a eliminação de gorduras.

Resumindo, um medicamento de Efeito Colagogo e Colerético ajuda no processo digestivo, sendo usado especialmente quando há um exagero na alimentação ou nas bebidas alcoólicas. Ele atua na contração da vesícula biliar e aumenta a concentração de bile, auxiliando no processo digestivo.

Existem muitos medicamentos com esses efeitos no mercado, que são muito usados especialmente por pessoas que exageram no consumo de bebidas ou comidas muito gordurosas, tendo dificuldades na digestão.

cha de boldo

Chá de boldo

Mas quem prefere medicamentos naturais, pode contar com chás de efeito colagogo e colerético, que agem naturalmente no organismo, aumentando a produção de bile e estimulando a contração da vesícula. Eles têm o mesmo efeito dos medicamentos químicos, porém têm menos contraindicações.

O mais conhecido e também mais usado é o chá de boldo. Aprenda como fazer!

Chá de Boldo

Para fazer o chá, você poderá usar as folhas frescas ou desidratadas do boldo, assim como os sachês. Basta acrescentar uma xícara de água fervente e deixar descansar por 10 minutos. Tome o chá 3 vezes ao dia para obter resultados.

Além de efeito colagogo e colerético, o chá de boldo ainda auxilia o sistema digestivo a funcionar melhor, evitando a prisão de ventre. Consequentemente, auxilia na prevenção e tratamento de cólicas e dores abdominais.

Contraindicações

O chá de boldo não deve ser usado por gestantes, pois tem efeito abortivo. Pessoas com problemas no fígado ou obstrução na vesícula biliar devem consultar um médico antes de ingerir o chá.


Pesquisar
Custom Search

Deixe sua opinião “Chá de Efeito Colagogo e Colerético