Como cozinhar com Óleo de Coco?

Talvez você já tenha ouvido falar sobre o mal que o óleo de cozinha comum pode fazer à saúde. Rico em gorduras poli-insaturadas que, quando aquecidas, transformam-se em radicais livres que matam as células do nosso corpo. Isto devido a oxidação destas gorduras.

Com isto, podemos desenvolver vários problemas de saúde, como por exemplo elevação do colesterol ruim, (LDL) e, consequentemente, doenças cardiovasculares. Considerando este fato, muitas pessoas, com o intuito de viver uma vida mais saudável, tem modificado a maneira de cozinhar, optando por substituir o óleo de cozinha comum, pelo óleo de Coco.

O óleo de coco oferece inúmeros benefícios à saúde, dentre eles, ajuda a emagrecer (quando utilizado na quantidade recomendada), devido a suas ações antibacteriana, antiviral, antiprotozoária, antioxidante e anti-inflamatória, previne contra várias doenças. Outro fato que torna o óleo de Coco ainda mais benéfico a saúde, é a capacidade de enfrentar altas temperaturas e não oxidar, o que não acontece com óleo de cozinha comum, como já relatado anteriormente.

Muitas pessoas tem dúvidas sobre a alteração do gosto da comida preparada com o óleo de coco. Em algumas receitas, o gosto de coco não fica tão evidente, já em outras, o seu gostinho realça o sabor dos alimentos deixando a comida ainda mais saborosa. Nem todos apreciam o gosto de Coco na comida do dia a dia, optam então por utilizar uma quantidade mínima.

Como o óleo de coco pode ser utilizado?

oleo de coco na cozinha

P óleo de coco pode ser utilizado de diversas formas na cozinha

O óleo de coco é indicado para preparação de diversos alimentos, quentes ou frios. Sempre que precisar utilizar o óleo comum, ele pode ser substituído pelo óleo de Coco. Seja para, refogar alimentos como o arroz e feijão de todo dia, ou grelhar carnes e legumes, o óleo de coco é uma excelente opção. Muito recomendado por especialistas para preparação de alimentos quente pois, diferente do óleo de cozinha comum, o óleo de coco possui moléculas muito estáveis que não oxidam com o calor, sendo recomendado também na substituição da gordura utilizada nas frituras.

O óleo de coco também é recomendado substituir a manteiga/margarina em torradas e pães, ou na preparação de receitas, como bolos e tortas. Mais benéfico que o azeite extra virgem e o óleo de soja, o óleo de Coco também é indicado para regar saladas e legumes crus, acredite, sua salada, além de ficar muito mais saudável ficara mais saborosa.

O óleo de coco também pode ser inserido na preparação de alimentos como por exemplo, panquecas e aveia cozida. Pode ser misturado a farinha de trigo entre outras bases, sem que o sabor dos alimentos preparados seja alterado.

Dosagem recomendada

Apesar de ser considerado muito saudável, o óleo de Coco deve ser consumido em dosagem correta sendo de no máximo 3 colheres de sopa por dia, pois se utilizado em maior quantidade, pode causar alguns efeitos colaterais.

Quando utilizado para substituir a manteiga/margarina, o óleo de coco deve ser utilizado 25% menos que a quantidade de utilizada para passar no pão, torrada ou na preparação de receitas.

Precauções

Apesar de muito benéfico à saúde, o óleo de coco, não difere de todos os alimentos, no fato de que, se consumido em excesso, pode ser prejudicial à saúde. Pode trazer efeitos colaterais como diarreias, devido ao seu efeito laxativo, e aumento de peso corporal, uma vez que cada colher de óleo de coco contém cerca de 120 calorias.

Após aberto, não é recomendado guardar o óleo de coco na geladeira. Em temperatura ambiente, o produto permanece em sua forma de óleo. Em dias mais frios ele pode tomar a forma de uma pasta densa e branca, isto é normal, você poderá utiliza-lo normalmente retirando do recipiente com uma colher. Caso queira utilizar como óleo, para regar salada por exemplo, basta aquece-lo levemente em banho-maria.

Aproveite os benefícios deste alimento tão rico, sempre com muito equilíbrio é claro.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Como cozinhar com Óleo de Coco?