Dicas Para Evitar Infecção Urinária
As mulheres são as principais vítimas da infecção urinária: estima-se que cerca de 30% delas terá pelo menos um episódio infeccioso durante a vida adulta. Isso ocorre principalmente porque, o canal da uretra é bem mais curto nas mulheres que nos homens, aumentando o contato entre o aparelho urinário e o ânus, o que favorece o aparecimento e a proliferação de bactérias. Por essa razão, é muito importante que nós tenhamos alguns cuidados cotidianos, que ajudem a evitar a doença.
Como Evitar a Infecção Urinária?
Basta sentir aquela vontade absurda de ir ao banheiro em um local inapropriado para que as mulheres comecem a segurar urina. A prática é intensificada durante um dia cheio, quando outras obrigações sobrepõem a vontade de fazer xixi. O fato de reter a urina dentro da bexiga aumenta a formação de microrganismos e não permite que a musculatura da bexiga relaxe completamente durante a micção, podendo causar lesões relacionadas a elasticidade – resultando na bexiga hiperativa, por exemplo, sem falara no risco de infecções.
Estudos revelam que até 70% dos casos de infecção do trato urinário podem ser solucionados com a ingestão de água. O líquido faz com que o fluxo urinário se mantenha normal e saudável, além de auxiliar em outros processos metabólicos do organismo. Recomenda-se, no entanto, o consumo de pelo menos 2 litros de água, durante o dia, bem como sucos e chás para a hidratação de todo o corpo. Além de idas regulares ao banheiro ou sempre que sentir vontade.
A coloração da urina é um forte indicativo de que a sua saúde renal não anda bem. Porque quando se consome uma quantidade adequado de água, o xixi tende a ficar bem clarinho, sem indícios de infecções. Por isso, sempre que notar alguma anormalidade na urina é hora de procurar por um médico e realizar exames de rotina para avaliar a situação do sistema renal, por meio do exame de urina.
A coloração amarelada, alaranjada ou mesmo um pouco mais escura requer cuidados. Ela pode indicar um alto nível de proliferação de bactérias, e consequentemente uma infecção, bem como a falta de higiene íntima. Nesse caso, vale o alerta para o uso adequado do papel higiênico.

Infecção Urinária: Saiba como Prevenir e Tratar
Como Utilizar o Papel Higiênico de Maneira Correta Para Evitar Infecções?
Devido a proximidade do ânus com a vagina é sempre importante ficar atento a higienização. O mais adequado é sempre utilizar o papel higiênico de frente para trás, evitando que as bactérias presentes no ânus sejam levadas para a vagina, por meio do papel. Outra dica é sempre que possível, optar pelo banho ou pela lavagem das partes íntimas com água e sabão. Porque mesmo que o papel higiênico tenha boa absorção e seja capaz de secar ou limpar as sujeiras do corpo, ele não elimina bactérias ou qualquer outro microrganismo.
Outra medida muito eficaz no tratamento da infecção de urina é o uso chá à base de plantas com propriedades medicinais que auxiliem no aumento da imunidade e consequentemente no combate às bactérias, por meio da ação anti-inflamatória. Confira uma receita de preparo prático e rápido para combater a infecção urinária.
Chá de Alfazema Para Infecção Urinária
Ingredientes:
- Uma colher de sopa de alfazema
- 300 ml de água
Modo de preparo: Em uma panela, coloque a água para ferver e em seguida acrescente a erva. Desligue o fogo e abafe a panela por cerca de 10 minutos, coe em seguida.
Posologia: É recomendado beber a infusão de 2 a 3 vezes, no dia. Caso os sintomas não desapareçam, procure um especialista.

Ja fiz varios exames na bixiga, tudo negativo. Mas, continuo com um ardor forte ao urinar. Medico receitou impirium 100 g.
Nada resolve. Desejaria saber qual procedimento a fazer.