Dicas Para Evitar Infecção Urinária

As mulheres são as principais vítimas da infecção urinária: estima-se que cerca de 30% delas terá pelo menos um episódio infeccioso durante a vida adulta. Isso ocorre principalmente porque, o canal da uretra é bem mais curto nas mulheres que nos homens, aumentando o contato entre o aparelho urinário e o ânus, o que favorece o aparecimento e a proliferação de bactérias. Por essa razão, é muito importante que nós tenhamos alguns cuidados cotidianos, que ajudem a evitar a doença.

Como Evitar a Infecção Urinária?

Basta sentir aquela vontade absurda de ir ao banheiro em um local inapropriado para que as mulheres comecem a segurar urina. A prática é intensificada durante um dia cheio, quando outras obrigações sobrepõem a vontade de fazer xixi. O fato de reter a urina dentro da bexiga aumenta a formação de microrganismos e não permite que a musculatura da bexiga relaxe completamente durante a micção, podendo causar lesões relacionadas a elasticidade – resultando na bexiga hiperativa, por exemplo, sem falara no risco de infecções.

Estudos revelam que até 70% dos casos de infecção do trato urinário podem ser solucionados com a ingestão de água. O líquido faz com que o fluxo urinário se mantenha normal e saudável, além de auxiliar em outros processos metabólicos do organismo.  Recomenda-se, no entanto, o consumo de pelo menos 2 litros de água, durante o dia, bem como sucos e chás para a hidratação de todo o corpo. Além de idas regulares ao banheiro ou sempre que sentir vontade.

A coloração da urina é um forte indicativo de que a sua saúde renal não anda bem. Porque quando se consome uma quantidade adequado de água, o xixi tende a ficar bem clarinho, sem indícios de infecções. Por isso, sempre que notar alguma anormalidade na urina é hora de procurar por um médico e realizar exames de rotina para avaliar a situação do sistema renal, por meio do exame de urina.

A coloração amarelada, alaranjada ou mesmo um pouco mais escura requer cuidados. Ela pode indicar um alto nível de proliferação de bactérias, e consequentemente uma infecção, bem como a falta de higiene íntima. Nesse caso, vale o alerta para o uso adequado do papel higiênico.

Infecção Urinária

Infecção Urinária: Saiba como Prevenir e Tratar

Como Utilizar o Papel Higiênico de Maneira Correta Para Evitar Infecções?

Devido a proximidade do ânus com a vagina é sempre importante ficar atento a higienização. O mais adequado é sempre utilizar o papel higiênico de frente para trás, evitando que as bactérias presentes no ânus sejam levadas para a vagina, por meio do papel. Outra dica é sempre que possível, optar pelo banho ou pela lavagem das partes íntimas com água e sabão. Porque mesmo que o papel higiênico tenha boa absorção e seja capaz de secar ou limpar as sujeiras do corpo, ele não elimina bactérias ou qualquer outro microrganismo.

Outra medida muito eficaz no tratamento da infecção de urina é o uso chá à base de plantas com propriedades medicinais que auxiliem no aumento da imunidade e consequentemente no combate às bactérias, por meio da ação anti-inflamatória. Confira uma receita de preparo prático e rápido para combater a infecção urinária.

Chá de Alfazema Para Infecção Urinária

Ingredientes:

  • Uma colher de sopa de alfazema
  • 300 ml de água

Modo de preparo: Em uma panela, coloque a água para ferver e em seguida acrescente a erva. Desligue o fogo e abafe a panela por cerca de 10 minutos, coe em seguida.

Posologia: É recomendado beber a infusão de 2 a 3 vezes, no dia. Caso os sintomas não desapareçam, procure um especialista.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

1 Comentário em “Dicas Para Evitar Infecção Urinária

  1. Neusa pasquale disse em 13/06/2017 às 17:18:

    Ja fiz varios exames na bixiga, tudo negativo. Mas, continuo com um ardor forte ao urinar. Medico receitou impirium 100 g.
    Nada resolve. Desejaria saber qual procedimento a fazer.

Deixe sua opinião “Dicas Para Evitar Infecção Urinária