Qual a Diferença entre: Cisto no Ovário e Ovário Policístico

A Síndrome do Ovário Policístico, é um problema que pode ocorrer no corpo da mulher, em que os ovários aumentam de tamanho e surgem várias bolsas com material líquido ou semi-sólido.

Na maioria das vezes, a doença não apresenta sintomas, tornando o diagnóstico ainda mais difícil. Somente em cerca de 10% das mulheres atingidas, é que ocorre a aparição de alguns sintomas, como: a menstruação irregular, excesso de pelos, obesidade, acnes e infertilidade.

O diagnóstico só ficou mais fácil, depois que o ultrassom ficou mais popular, facilitando o acesso de mais mulheres ao exame.

ovario policistico

Síndrome do ovário policístico

A Síndrome do Ovário Policístico é diferente de cistos no ovário. Quando a mulher tem cistos no ovário, quer dizer que tem um acúmulo de líquido na parte mais baixa de um dos ovários ou dos dois. Esse problema afeta entre 20% e 30% das mulheres, e pode causar desconforto e dores.

cisto no ovario

Cisto no ovário

Porém, a forma mais comum desses cistos são os cistos funcionais, que aparecem e desaparecem de acordo com o funcionamento normal dos ovários. Nesses casos, a mulher geralmente nem nota a presença dos cistos. Normalmente, os cistos só são detectados em um ultrassom ou em uma cesárea o que retarda o tratamento, que é iniciado de forma tardia.

Tratamento

No caso de cistos no ovário, pode ser realizado um tratamento com anovulatórios orais, quando o cisto tem até 60 milímetros de diâmetro. Quando o cisto é maior, é necessária sua retirada cirurgicamente por laparotomia, de preferência, ou por laparoscopia, desde que o cisto não seja muito grande nem a paciente obesa.

No caso de ovário policístico, o tratamento se deve ao emagrecimento, quando a mulher é obesa e a redução dos sintomas, como o excesso de pelos e as acnes. Esse controle é feito com o uso de anticoncepcionais orais. Mas é preciso acompanhamento médico, pois em algumas mulheres o seu uso pode ser perigoso, como em mulheres hipertensas, com problemas de varizes, etc.

Infertilidade

Um dos maiores medos da maioria das mulheres é não conseguir engravidar, ainda mais quando se descobre que tem um problema nos ovários. Mas ter uma dessas duas doenças não é motivo para se desesperar.

Apesar de causar uma dificuldade para engravidar, é possível realizar tratamentos, tanto no ovário policístico, como nos cistos no ovário, para facilitar a gravidez. Por isso, não deixe de vistar seu ginecologista regularmente, para que nenhum tipo de doença evolua. Descobrindo os problemas no início, é bem fácil de se tratar.


Pesquisar
Custom Search

Deixe sua opinião “Qual a Diferença entre: Cisto no Ovário e Ovário Policístico