Minerais

Esse artigo é destinado a todas as pessoas que querem de forma prática e fácil aprender a controlar sua alimentação entendendo de fato o que cada tipo de alimento pode fazer por seu corpo.

MINERAIS,  O EQUILIBRIO DO ORGANISMO:
Os minerais são substâncias inorgânicas que desempenham várias funções em nosso corpo, eles são responsáveis por processos como o desenvolvimento ósseo e a geração de impulsos nervosos.  São divididos em MACROMINERAIS e MICROMINERAIS/OLIGOELEMENTOS.
Os macrominerais são:

  • Cálcio
  • Fósforo
  • Potássio
  • Magnésio
  • Sódio

Os microminerais ou oligoelementos são:

  • Cromo
  • Cobalto
  • Cobre
  • Flúor
  • Iodo
  • Ferro
  • Manganês
  • Molibdênio
  • Selênio
  • Enxofre
  • Zinco

Os microminerais são necessários em pequenas quantidades diárias, podendo ser nocivos em excesso.
Abaixo mostrarei os nomes dos principais minerais, suas funções, fontes e a quantidade recomendada para ingestão diária.

CÁLCIO:

  • Fontes:  Laticínios, hortaliças de folhas verde-escuras, peixes em conserva.
  • Função:  Coagulação sanguínea, manutenção de ossos e dentes.
  • IDR: De 0,8 a 1,2g.

CROMO:

  • Fontes: Cereais, carnes, vísceras, farinha de trigo integral e levedos.
  • Função: Auxilia no metabolismo dos carboidratos.
  • IDR: De 0,05 a 0,2mg.

COBALTO:

  • Fontes: Ovos, carnes e vísceras.
  • Função: Formação de glóbulos vermelhos.
  • IDR: Não especificado.

COBRE:

  • Fontes: Peixe, fígado, carnes, nozes, leguminosas, mariscos e pão integral.
  • Função: Função enzimática e formação dos glóbulos vermelhos.
  • IDR: De 2 a 3mg.

FLÚOR:

  • Fontes: Pequenos peixes, chá, creme dental, água fluoretada.
  • Função: Endurecimento do esmalte dos dentes, o excesso pode descolorir os dentes causando manchas.
  • IDR: De 1,5 a 4mg.

IODO:

  • Fontes: Sal iodado, frutos do mar, alimentos cultivados em solo rico em iodo.
  • Função: Fabricação dos hormônios da tireóide.
  • IDR: 0,15mg.

FERRO:

  • Fontes: Farinha e cereais enriquecidos, ovos, frutas secas, carne vermelha, nozes, mariscos e leguminosas.
  • Função: Transporte de oxigênio através do sangue sendo parte essencial da hemoglobina.
  • IDR: De 10 a 20mg.

MAGNÉSIO:

  • Fontes: Nozes e sementes, leguminosas e hortaliças de folhas verdes.
  • Função: Formação de ossos e dentes, funções enzimáticas, nervosas e musculares.
  • IDR: 0,25 a 0,7g.

MANGANÊS:

  • Fontes:Frutas secas, leguminosas e grãos.
  • Função: Funções enzimáticas.
  • IDR: De 2 a 3mg.

MOLIBDÊNIO:

  • Fontes:Cevada, fígado, aveia e leguminosas.
  • Função: Funções enzimáticas.
  • IDR: 0,15 a 0,5mg.

FÓSFORO:

  • Fontes: Cereais integrais, laticínios, peixe, carnes, nozes e levedos.
  • Função: Formação de ossos e dentes e auxilia no metabolismo das gorduras.
  • IDR: De 0,8 a 1,5g.

POTÁSSIO:

  • Fontes: Banana, carne, leite, laranja, batata e iogurte.
  • Função: Metabolismo dos carboidratos, funções nervosas e musculares.
  • IDR: 2,5g.

SELÊNIO:

  • Fontes: Farinha e cereais integrais, ovos, frutos do mar, vísceras e levedos.
  • Função: Antioxidante, auxilia no bom funcionamento da tireóide.
  • IDR: De 0,05 a 0,2mg.

SÓDIO:

  • Fontes: Sal e a maioria dos alimentos.
  • Função: Funções nervosas e musculares.
  • IDR: 2,5g.

ENXOFRE:

  • Fontes: Ovos, leite, carne, leguminosas e alimentos ricos em proteína.
  • Função: Fabricação de proteínas inclusive da insulina.
  • IDR: Não especificado.

ZINCO:

  • Fontes: Cereais, farinha de trigo integral, carnes, nozes, leguminosas, mariscos e levedos.
  • Função: Funções enzimáticas, crescimento, imunidade, metabolismo das proteínas e cicatrização de tecidos.
  • IDR: 15mg.

IDR = Ingestão Diária Recomendada (para adultos)

Os minerais são nutrientes essenciais para a nossa sobrevivência

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Nossa vida cotidiana exige do nosso corpo muitos nutrientes para que ele funcione bem e quando há falta de uma dessas substâncias, nosso corpo sofre um desequilíbrio. As causas desse desequilíbrio está ligado ao consumo de alimentos pobres em nutrientes como por exemplo comida congelada, refrigerantes, enlatados e sanduíches.

Os primeiro sintomas da falta de minerais essenciais em nosso corpo seriam irritabilidade, dores de cabeça, fadiga crônica, insônia, perturbações digestivas, irritabilidade, depressão, ansiedade, síndrome do pânico. E pelo fato do organismo estar mais fragilizado, o risco de contrair viroses e ter infecções é alto.

Os minerais são antioxidantes que trabalham defendendo nosso organismo dos efeitos degenerativos dos radicais livres que podem causar vários tipos de lesões celulares causando várias doenças como por exemplo câncer.

Estes antioxidantes presentes nos minerais também previnem o envelhecimento precoce. Sem os minerais o nosso sistema respiratório, cardíaco, a disposição do corpo, o bem estar, o bom funcionamento do sistema digestivo e a produção de hormônios seriam péssimas.

A reposição desses minerais geralmente não pode ser feita de maneira isolada só com vitaminas ou medicamentos sintéticos, é preciso ter uma reeducação alimentar em conjunto. Mas mesmo se alimentando bem, pois hoje em dia o sol é menos fértil, possui muitos agrotóxicos para evitar pragas e outros fatores. Isso produz vegetais, verduras e frutas deficientes em minerais.

Minerais e a beleza

O enxofre é um sal mineral importantíssimo para manter os cabelos fortes, brilhantes e macios. Ele é essencial para a fabricação de colágeno pelo nosso organismo, que está mais predominante na queratina, substância que não pode faltar para trazer saúde para a pele, unha e cabelos.

A insuficiência do sal mineral enxofre provoca a rigidez das novas células do corpo, causando rachaduras na pele, rugas e cicatrizes. O enxofre é um sal mineral e um suplemento que possui inúmeros benefícios para o nosso corpo. Dois desses benefícios são: a oxigenação das células e a saúde do nosso sistema circulatório e sanguíneo.

 

 

 


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