Quais São os Alimentos Mais Nutritivos Para as Mães Amamentando?
Durante os seis primeiros meses de vida, o bebê deve se alimentar exclusivamente do leite materno. Por isso, as mães em período de amamentação devem estar atentas à qualidade do leite que é oferecido à criança. Tudo o que mãe ingere acaba compondo o leite. Assim, uma alimentação que contenha substâncias nocivas pode interferir na saúde da criança. Por outro lado, se a dieta da lactante for balanceada e nutritiva, os benefícios serão passado para o filho.
Mulheres Emagrecem Quando Amamentam
O ganho de peso durante a gravidez faz com que muitas mulheres se desesperem para emagrecer após o nascimento do bebê. É comum que elas queiram fazer dietas restritivas, porém isso não é bom para a criança.
O que poucas sabem é que o próprio processo de produção de leite contribui para o emagrecimento. O gasto energético para produzir o alimento do bebê corresponde, em média, à perda de 1,5 kg por mês. Assim, a mãe que amamenta o filho durante todo o primeiro ano de vida perderá, sem dificuldades, os quilos que ganhou com a gestação.

A boa alimentação da mãe durante a amamentação é muito importante para a saúde do bebê
O Que Comer Durante a Amamentação?
Enquanto estiver amamentando a mãe deverá seguir uma alimentação balanceada, como muitas frutas, verduras e cereais integrais. Os alimentos industrializados devem ser evitados, porque contêm substâncias que sobrecarregam o organismo e podem agredir o organismo frágil dos bebês. Quanto mais saudável e natural for a dieta da mãe, melhor será a nutrição do filho.
Veja algumas dicas para uma boa alimentação:
- Coma frutas variadas de 3 a 4 vezes por dia;
- Se alimente com carnes magras e porções semanais de peixes ricos em gorduras boas;
- Inclua pequenas quantidade de laticínios como iogurtes, queijo magro ou leite desnatado no cardápio diário;
- Prefira os carboidratos complexos, como massas feitas com farinha integral, cereais ricos em fibros e tubérculos (mandioca, baroa, batata doce);
- Acrescente porções de legumes e verduras nas refeições principais;
- Beba sucos, chás e sopas.
A hidratação da mãe é fundamental para a produção de leite. Em média, ela precisará ingerir até 4 litros de água diariamente, incluindo nessa quantia os líquidos contidos em frutas, vegetais e outros alimentos. Para além desses alimentos, é necessário beber cerca de 8 copos de água por dia. Sucos de frutas, vitaminas e chás também ajudam na hidratação, mas atenção: algumas ervas não são indicadas para lactantes.
O Que Evitar Durante a Lactação?
A regra para saber o que evitar é pensar naquilo que pode fazer mal para o bebê. Alguns alimentos que fazem parte do nosso cotidiano devem ser eliminados da alimentação:
- Bebidas alcoólicas de quaisquer tipos;
- Bebidas que contenha alto teor de cafeína, como café, chá mate, guaraná e chá preto;
- Adoçantes artificiais, bem como bebidas ou comidas que sejam adoçados com eles;
- Chás de carqueja, angélica, ginseng, canela, alcaçuz e outros;
- Alimentos gordurosos como fast foods, frituras e sorvetes.
Caso a mãe observe que o bebê tem cólicas constantes, vale a pena cortar alguns alimentos da dieta e verificar se o problema melhora. Também é importante consultar o pediatra caso haja suspeita de alergias ou intoxicação.
