Tensão Pré Menstrual – Dicas contra a TPM

Num momento uma tristeza profunda, logo em seguida uma irritação sem motivo, daí a um pouquinho, total euforia: isso tudo no mesmo dia.
Se você já se sentiu assim, e ficou com medo de estar desequilibrada, não se assuste, pode ser a TPM!

A TPM, tensão pré-menstrual atinge a maioria das mulheres tornando os 15 dias anteriores a menstruação um desafio!

Muitas mulheres tem uma TPM branda, de apenas poucos dias antes da menstruação com sintomas comuns como o inchaço das mamas, dores de cabeça e humor instável. Outras portanto tem que enfrentar uma batalha contra além dos sintomas comuns outros mais perturbadores como fadiga, dores no corpo, enjoo, vontade de comer certos alimentos, alterações graves no humor causando desentendimentos no trabalho e em casa.

Essa TPM exagerada é perigosa porque pode agravar uma depressão, levar uma mulher que estava com stress e problemas emocionais a tomar atitudes ruins para ela mesma.
Se você sofre de uma tensão pré-menstrual exagerada, é preciso que você tome cuidados especiais boas dicas são:

  • Avise as pessoas com quem convive (em especial o marido, namorado, noivo…) que está sofrendo com a TPM para que elas lhe ajudem a não perder o controle e sejam mais pacientes.
  • Faça exercícios, os exercícios liberam uma maior carga de endorfinas minimizando os sintomas de tristeza e agressividade. Escolha um exercício agradável e leve como alongamentos e caminhadas.
  • Alimente-se bem coma muitas frutas e vegetais que contenham antioxidantes naturais e cereais integrais.
  • Evite bebidas alcoólicas, cafeína, refrigerantes a base de cola e carne vermelha pois esses alimentos são excitantes e agravam os sintomas da TPM.
  • Passe um tempo ao ar livre, ficar entre 4 paredes pode piorar a sensação de “ninguém me ama ninguém me quer” muito comum nesse período.
  • Coma 1 tabletinho de chocolate meio amargo nas horas de desespero, o chocolate também ajuda na liberação de endorfinas e em especial o meio amargo e o amargo tem antioxidantes que só fazem bem! mas não exagere pois chocolate em excesso tem o efeito contrário e pode agravar os sintomas de agressividade e stress!

Importante: Fique alerta a tensão pré-menstrual exagerada pode ser também um indicativo de problemas sérios como miomas e cistos, por isso visite seu ginecologista com frequência!

Na TPM as mulheres são um vulcão pronto à explodir

Saiba mais sobre a TPM

A TPM tem tantos episódios diferentes que a medicina resolver listar por sub-categorias:

TPM A

Este sintoma esta ligado à ansiedade. Ocorre quando há a queda do hormônio estrogênio, que contribui para baixar o estresse,e aumenta a adrenalina e cortisol. Os sintomas são: ansiedade, dificuldade de dormir, tensão, irritabilidade e alterações de humor. Falta de atenção e um pouco de desorientação como derrubar coisas e bater em objetos também ocorre neste caso.

TPM C

Este sintoma ativa a compulsão alimentar. Quando consumimos açúcar ou gordura, em nosso cérebro são ativadas as áreas que trazem sensação de prazer. Durante a TPM, estas sensações aumentam.

Tem a classificação C por vir do inglês craving, que significa desejo. A vontade de comer muito chocolate e alimentos gordurosos evidenciam esta TPM. Outros sintomas são: compulsão por doces e salgados, desejo de comer guloseimas ou comidas diferentes e dores de cabeça constantes.

TPM D

Esta está ligada a sintomas depressivos. Isso ocorre devido a redução de serotonina. É a resposta exagerada do corpo devido as oscilações hormonais durante este período. Os sintomas são: raiva sem razão, lapsos de memória, baixa auto estima, sentimentos violentos e perturbadores.

TPM H

A TPM H é relacionada à hidratação, por isso o motivo do seu nome. A mulher apresenta neste período retenção de líquidos. Os outros sintomas são: inchaço, abdominal, nas mamas, mãos e pés e ganho de peso devido à retenção de líquidos.

TPM O

Existem outros sintomas da TPM isolados que foram separados neste grupo como outros sintomas. São eles: aumento de frequente em urinar, alteração do funcionamento do intestino, fogachos ou suor frio, dores generalizadas e também cólicas, acne, reações alérgicas, náuseas e infecções respiratórias.

As inúmeras causas

Durante 28 dias, o organismo da mulher sobre muitas reações para preparar o útero para receber o bebê. Nos primeiros 14 dias acontece a ovulação. E  junto com isso a elevação do estrógeno, hormônio responsável pela sensação de bem estar.

Nos próximos 16 dias, a parede uterina tem um engrossamento para prepará-lo melhor para a formação do feto. Neste período, acontece a queda dos níveis de estrógeno e aumento da progesterona.

Quando estas alterações acontecem bruscamente, causam sintomas como a alteração de humor, ansiedade e dores nos seios. Após 14 dias, o endométrio, parede que reveste o útero, começa a ter uma escamação que deve ser eliminada na forma da menstruação, causando a queda da progesterona e do estrógeno. O que causa mais intensidade de sintomas.

Fatores de risco para TPM

Existem vários, mas os mais conhecidos e frequentes são: histórico familiar de TPM, a idade, pois os sintomas ficam mais frequentes nesta fase da vida, problemas mentais como ansiedade, depressão e outros, a falta de exercícios, o estresse, uma alimentação pobre em vitamina B6, magnésio ou cálcio e alto consumo de cafeína.

 

 


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2 Comentários em “Tensão Pré Menstrual – Dicas contra a TPM

  1. bianca disse em 01/07/2010 às 12:52:

    gostei muito das dicas e como li agora vou pratica-las daqui pra frente. obrigada.

  2. Aline disse em 12/01/2012 às 12:35:

    obrigada,minha tpm não costuma ser exagerada + se eu precisar ja sei o que fazer!

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