Por Que Não Devemos Espremer Cravos e Espinhas?

Há pouco tempo uma dermatologista americana ficou famosa nas redes sociais por postar vídeos cravos e espinhas sendo espremidas. Em sua conta no Instagram, a Dra. Sandra Lee, conhecida como Dr. Pimple Popper (algo como doutora espremedora de espinhas) publica diversos vídeos com procedimentos feitos em seu consultório. As pessoas parecem sentir alguma tipo de prazer com as imagens cheias de pus, o que justifica o sucesso da médica.

E será que é possível reproduzir em casa o que ela faz profissionalmente? Quem já viu os vídeos sabe que ela utiliza instrumentos cirúrgicos, como pinças e bisturis. Na verdade, o procedimento em nada se parece com o que todo mundo já fez em casa, espremendo o cravo ou a espinha com as unhas. Em uma entrevista dada ao Uai, ela até explica como “cutucar” a pele de forma caseira, mas tudo com muito cuidado. Antes de chegarmos a essas instruções, vamos entender primeiro porque essa prática pode ser problemática.

Problemas ao Cutucar Cravos e Espinhas

O grande problema em espremer a pele em casa é o risco de contaminação. Além disso, o procedimento pode ferir a pele, criando cicatrizes. Veja os motivos para não seguir os passos da Dr. Pimple Popper:

  1. Nossa pele, mãos e unhas estão sempre contaminadas por bactérias. Elas não são prejudiciais na maior parte do tempo, mas podem causar uma infecção se encontrarem uma ferida ou corte. Isso é o que geralmente acontece quando esprememos cravos e espinhas em casa.
  2. A espinha e o cravo possuem uma parte visível e outra sob a derme. Quando esprememos a pele, corremos o risco de estourar a inflamação internamente, fazendo com que ela se torne ainda maior.
  3. Uma espinha que não foi espremida adequadamente pode se tornar um cisto, algo bem mais doloroso e incômodo que a simples acne.
  4. A unha em contato com a pele pode causar lesões que se transformarão, mais tarde, em cicatrizes e manchas.

Por todas essas razões, o procedimento é bastante complicado e pode agravar o problema. Mas se você realmente quer espremer os cravos e espinhas, é importante seguir alguns procedimentos.

Espremer Espinha

Todo cuidado é pouco ao espremer espinhas

Como Remover Cravos e Espinhas em Casa?

De acordo com a Dra. Sandra Lee:

É bom ter certeza que as mãos estão limpas. É importante usar um instrumento como o comedão (espécie de pinça) que eu uso, e ele deve estar higienizado também. Não o aperte com muita força, ou vai machucar a pele. Também não corte a pele antes, como faço de vez em quando. Caso não dê certo, pare de tentar, porque o cravo pode estar muito fundo. Espremê-lo pode fazer com que inflame e vire uma espinha e, aí, você pode precisar de ajuda profissional (Fonte: uai.com.br).

Ela também afirma que o momento ideal apara espremer as espinhas e cravos é após o banho, quando a pele está limpa e os poros abertos. Se for fazer em casa, use luvas de procedimento e limpe bem a região com um algodão com álcool. Os instrumentos também precisam estar esterilizados para evitar contaminação. Caso note que está machucando, pare de apertar. Procurar um dermatologista pode ser a melhor opção.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Por Que Não Devemos Espremer Cravos e Espinhas?