Onde e como usar alguns temperos e condimentos

Algumas pessoas preferem pratos sem muito tempero, mais simples mesmo. Mas também existe quem adore temperos diferentes para cada prato e gosta de experimentar novos condimentos em suas receitas.

Os temperos e condimentos dão aquele toque especial aos alimentos. Realçam o sabor e deixam um cheiro incrível na comida! Mas nem sempre sabemos onde e como usar os condimentos corretamente. São tantos tipos diferentes, que na hora de usar sempre bate aquela dúvida. Por isso, vamos ver algumas dicas:

Açafrão – De cor amarelo alaranjado, serve mais para dar cor do que sabor. Usa-se em arroz, risoto, massas e molhos. Indicado para pessoas que não gostam de palidez nos pratos. Deve-se usar pouca quantidade e amassar bem antes de misturar ao alimento.

Aipo ou salsão – Usa-se sempre fresco em canapés, saladas, ensopados e sopas. Dá um sabor bastante agradável.

Alecrim – É sempre usado fresco em carnes, ensopados, aves, peixes, sopas, omeletes e bolos. Não deve faltar também no bacalhau ao forno.

Cebolinha verde – Deve ser usada fresca, em quase todos os pratos salgados, principalmente em refogados. Dá um sabor especial aos caldos, como o caldo de feijão, mandioca, canjiquinha, etc.

condimentos

Os temperos e condimentos dão um sabor especial aos alimentos

Coentro – Suas folhas são semelhantes às da salsa, porém um pouco maiores. É indispensável no tempero de pratos à base de peixes, camarões e todos os frutos do mar. Muito usado no Nordeste brasileiro.

Cominho – Pode ser encontrado em sementes ou moído. Seus grãos são usados para perfumar pães, queijo, molho de tomate, etc.

Erva-doce – Usada em pães, bolos e alguns biscoitos caseiros. Não pode faltar em uma boa broa de fubá.

Louro – Fresco ou seco, é usado na preparação de molhos, verduras, ensopados e conservas. Também não pode faltar na feijoada.

Manjericão – Fresco ou seco, é usado para peixes, camarões e ovos. Também é usado em alguns sabores de pizzas.

Menta – Muito usado na cozinha meridional. Ótima para molhos, fritadas, saladas e carnes.

Orégano – Fresco ou seco, é indispensável no preparo de pizzas e muito usado em pratos italianos. Favorece o paladar de tomates e queijos. O cheiro é delicioso!

Pimentas – Muito usadas no Brasil. A pimenta-do-reino é encontrada em grãos (branca ou preta). É usada em pratos fortes. A pimenta malagueta é usada fresca, vermelha ou verde. É usada em pratos picantes, principalmente em pratos baianos. Não deve ser usada em exagero.

Salsa e salsão – São usados sempre frescos, em quase todos os pratos salgados. Combina muito bem com a cebolinha.

Tomilho – Só cresce perto do mar. Fresco ou seco, é usado principalmente para temperar carnes, peixes e aves. Misturado com manteiga derretida é um ótimo molho para derramar sobre frutos do mar grelhados. Também fica bom em pratos com queijo e tomate.

Onde Encontrar os Temperos

A maioria dos temperos e condimentos citados acima são encontrados facilmente em supermercados ou sacolões. Mas caso você tenha dificuldade em encontrá-los, procure em lojas especializadas em produtos naturais. Alguns podem ser plantados em casa facilmente.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Onde e como usar alguns temperos e condimentos