Cólicas Menstruais – Dicas

Para evitar o desconforto das cólicas menstruais você deve criar hábitos simples que podem melhorar sua qualidade de vida durante a menstruação.

O que é a cólica menstrual?

A cólica menstrual é uma dor que se instala algumas horas antes ou após o início da menstruação podendo persistir por até 72 horas, essa dor acontece graças ao aumento na produção de uma substância no útero provocando as contrações uterinas e aumentando nossa sensibilidade.

Dicas para acabar com as cólicas menstruais

Cólicas

Cólicas

  • Alimente-se bem, uma alimentação rica em ômega 3, vitamina B6, magnésio, zinco e fibras ajuda amenizar as dores. O ÔMEGA 3 ajuda a minimizar as dores, as FIBRAS ajudam porque regularizam o trato intestinal, a VITAMINA B6 evita a retenção hídrica e equilibra os hormônios, o MAGNÉSIO ajuda a amenizar as contrações musculares e o ZINCO regula a formação de prostaglandinas que são as substancias responsáveis pela cólica.
  • Durante a menstruação evite cafeína, isso quer dizer cortar o café, o chá verde, preto e o mate.A cafeína causa vaso constrição do endométrio causando mais dor e desconforto quando a cólica aparece.
  • Prefira chás de ervas como melissa, camomila e erva cidreira que tem propriedades fitoterápicas e servidos ainda quentes ou mornos dão a sensação de conforto, relaxam e aumentam o bem estar.
  • Faça massagens na região do abdômen usando óleos hidratantes, faça movimentos circulares e suaves. Além de relaxar as massagens oxigenam os tecidos e diminuem os processos inflamatórios e as dores menstruais.
  • Faça exercício físico, fazer exercício libera endorfinas e as endorfinas são responsáveis pela modulação da dor e do humor, fazendo 30 minutos diários de qualquer exercício físico você aumenta o fluxo sanguíneo no  corpo e melhora o funcionamento dos órgãos pélvicos que são a vagina, o útero, a bexiga, o reto e o intestino. Com todos esses órgãos funcionando bem sua chance de sofrer com qualquer dor diminui bastante!
  • Tome um banho morno e relaxante, o calor do banho além de conforto proporciona o aumento do fluxo sanguíneo no abdômen e região pélvica e funciona como um analgésico “desligando” a sensação da dor por até uma hora.
  • Pratique Yoga, além de entrar na categoria exercício físico a Yoga pode ser muito relaxante e aliviar as dores menstruais, na yoga existem posições indicadas para cada fase feminina  a pré, durante e pós menstrual.
  • Se a dor persistir depois dos chás, banhos e massagens recorra aos medicamentos. Para cólicas menstruais os mais indicados são os anti-inflamatórios como ibuprofeno, naproxeno, cetoprofeno e ácido mefenâmico. Você também pode usar um antiespasmódico.

Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

4 Comentários em “Cólicas Menstruais – Dicas

  1. Noêmia disse em 19/09/2011 às 21:26:

    Muito boa essa matéria, mas gostaria de saber se vcs tem uma sobre enxaqueca antes da mestruação, sofro 3 dias antes da mestruação com uma enxaqueca terrível, com muito enjoo, sensibilidade a luz, já fiz uso de vários medicamentos mas sem nenhum resultado. Por favor me dê uma dica de como melhorar essa situação. Obrigada Noêmia.

  2. Ana Maria Itaquere disse em 20/09/2011 às 09:54:

    Como medicamento, eu indico também o Feldene solúvel (PIROXICAN).
    É excelente e altamente eficaz contra a cólica menstrual.

  3. Berta Fernandes disse em 21/09/2011 às 11:11:

    També sofro muito de enxaqueca que dura durante 3 dias, como resolver? Bjs

  4. Maria de Fatima Garcia Cruz disse em 21/09/2011 às 12:10:

    Gostaria tb. de aproveitar p/ saber se existe algo a fazer pela dôr nos seios que tenho geralmente uns 10 dias antes de mestruar é terrível, até o soutien me incomoda Agradeço a atenção.

Deixe sua opinião “Cólicas Menstruais – Dicas