O que é e como Calcular o IMC (Índice de Massa Corporal)

O Índice de Massa Corporal (IMC) é um padrão internacional, usado pelo Organização Mundial da Saúde (OMS), que determina se você está dentro de um peso saudável.

Hoje sabe-se que só o IMC não é suficiente para chegar a uma conclusão, mas já é um ponto de partida para saber se uma pessoa está com baixo peso ou está obeso. Pois, tanto a desnutrição quanto a obesidade não são saudáveis e o padrão ideal sempre deve ser buscado.
Saber seu IMC, é importante para que você possa ter controle de seus limites e possa nortear sua alimentação se mantendo dentro da faixa de peso segura para você.  Já que o cálculo é feito a partir da sua altura e peso.
Para fazer o cálculo do IMC divida seu peso em Kg pela altura em metros elevada ao quadrado. O resultado deve ser comparado aos valores da tabela de situações, assim você descobrirá se está na faixa de situação normal, abaixo ou acima dela.

Vários sites informam que calculam grátis seu IMC, e você pode usar, mas a conta parece difícil, mas com a ajuda de uma calculadora convencional não tem dificuldade alguma.

Como Calcular o IMC

Peso e Altura

Peso e Altura

Então vamos à formula. IMC = Peso (em quilos)  ÷ Altura² (em metros)

Se você não se lembra como fazer uma conta de potência, é só lembrar que um número elevado ao quadrado (elevado a dois) é o número multiplicado (vezes) ele próprio.
Ou seja; IMC = Peso ÷ Altura x Altura

Por exemplo, se você pesa 60Kg e mede 1,67m, você deve utilizar a seguinte fórmula para calcular o IMC:

IMC = 60 ÷ 1,67²

Primeiro faz o cálculo da potência

1,67 x 1,67 = 2,7889

Pegamos só dois número depois da vírgula e teremos 2,78

IMC = 60 ÷ 2,78
IMC = 21,58

De acordo com a tabela abaixo, esta pessoa está com peso ideal!

 

Resultado do Cálculo IMC Situação
Abaixo de 18,5 Cuidado! está abaixo da faixa de peso normal
Entre 18,5 e 24,9 Parabéns! está na faixa peso normal!
Entre 25,0 e 29,9 Você está acima de sua faixa de peso normal Sobrepeso
Entre 30,0 e 34,9 Obesidade grau I
Entre 35,0 e 39,9 Obesidade grau II
40,0 e acima Obesidade grau III

Mas esta tabela só é válida para adultos, homens e mulheres. Pois para idosos e crianças o cálculo não representa a realidade, e deve ser usada outra tabela.

Em caso de pessoas que são muito fortes e musculosas esta tabela também pode não ser adequada, visto que as pessoas que tem muita massa muscular, podem ter um peso alto, mas não significa que estejam gordas.

Para uma avaliação física completa e mais adequada é importante a medição feita com o adipômetro, que é aquele aparelho horrível que “belisca” a gordura e mede a quantidade de gordura em determinada parte do corpo, como barriga, braços e costas.

Ter um corpo esbelto não é questão apenas de estética, pois muitas doenças cardíacas estão relacionadas ao sobrepeso. Portanto, verifique sempre seu IMC e principalmente meça a sua circunferência abdominal.

O tamanho da cintura é um alerta para doenças do coração. Os homens não podem ultrapassar os 102 centímetros e as mulheres não podem chegar aos 88 centímetros. O local correto para medir a cintura é em cima do umbigo.

Fique sempre atento à sua pressão arterial, a pressão pode variar de pessoa para pessoa, mas o considerado ideal é o clássico 12 por 8 ( a máxima, pressão sistólica, em 120 e a mínima, pressão diastólica, em 80 milímetros de mercúrio,  ou 12×8)
Agora que você já calculou seu IMC poderá escolher a melhor  forma de manter a sua saúde em dia, se for o caso, comece uma dieta ou então, apenas mantenha na sua faixa de peso.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

7 Comentários em “O que é e como Calcular o IMC (Índice de Massa Corporal)

  1. Marcos disse em 08/04/2009 às 10:50:

    imc como fazer o calculo?????????

    • Mulher Esperta disse em 08/04/2009 às 11:31:

      Marcos, substitua os valores que usei de exemplo no artigo pelo seu peso e altura, só isso!
      Divida seu peso em Kg pela altura em m elevada ao quadrado. O resultado deve ser comparado aos valores da tabela de situações… como explico no artigo.

  2. victoria disse em 15/04/2009 às 11:05:

    eu usei esse site p/ fazer o meu trabalho e tirei 10.

  3. jhenifer disse em 05/06/2009 às 15:32:

    eu estou fazendo um exercicio de educaçao fisica e toda ez q eu faço o calculo da altura x altura eu empaco e nao dá o resultado certo. me ajudem por favor
    obrigada!!

  4. Amanda disse em 10/10/2009 às 21:51:

    obrigada foi através desta explicação que eu consegui fazer direitinho o meu cálculo. Parabéns pela explicação.

  5. Suelen disse em 22/10/2009 às 20:47:

    Nossa gostei do site … me ajudou muito no trabalho de Ed. Física. Coloquem mais matéria. O site é 10 !!
    Beijinhos ‘^)

Deixe sua opinião “O que é e como Calcular o IMC (Índice de Massa Corporal)