Limpeza do Colchão: Como Remover Manchas

Passamos cerca de 1/3 da nossa vida dormindo, mas nem sempre nos preocupamos com a nossa cama. O colchão é um item fundamental não só para uma boa noite de descanso, mas também para a manutenção da saúde. Além de ser de extrema importância trocá-lo periodicamente é necessário realizar a limpeza do colchão. Você sabe como higienizá-lo corretamente?

Como Limpar o Colchão?

A limpeza do colchão deve ser feita semanalmente para evitar o acúmulo de poeira e ácaro. Para realizar o procedimento de maneira correta é necessário dois itens: um bom aspirador de pó e um produto específico para limpar colchões ou estofados. Veja o passo a passo:

  1. Retire o lençol, a capa (se for o caso) ou qualquer outra cobertura que esteja cobrindo o colchão;
  2. Passe o aspirador de pó na capacidade máxima em todo o colchão. O ideal é tirá-lo da cama para alcançar os dois lados e também as superfícies laterais;
  3. Depois de tirar toda a poeira, aplique o produto para limpeza de estofados conforme as instruções do fabricante. Lembre-se de não utilizar muita quantidade para que o colchão não absorva umidade e fique molhado internamente, resultando na formação do mofo a longo prazo.

Importante: Existem produtos no mercado feitos especialmente para a remoção de manchas. Eles geralmente são feitos à base de enzimas que “quebram” as moléculas da sujeira facilitando a remoção. Por isso, fique atento a composição do produto.

Como limpar o colchão

Como limpar o colchão?

Truques Caseiros para Remover Manchas do Colchão

Ao realizar a limpeza do colchão é comum se deparar com as manchas indesejadas. Para resolver o problema, além dos produtos especializados, você também pode recorrer a alguns truques caseiros para limpar o colchão. Veja algumas dicas:

Bicarbonato: Considere a proporção de 2 colheres de água para cada colher de bicarbonato. Misture até adquirir um líquido homogêneo. Aplique a mistura sobre a mancha, esfregue um pouco e, em seguida, deixe agir por 30 minutos. Depois remova o pó do bicarbonato com um pano limpo e seque a região limpada com uma toalha seca e bem absorvente.

Água Oxigenada: Outro ingrediente eficaz na remoção das manchas é água oxigenada 10 volumes. A substância deve ser aplicada sobre as manchas com um pano limpo, até que comece a borbulhar. Depois basta limpar o local com um pano limpo e seco e conferir o resultado.

Vinagre: As manchas de suor que aparecem no colchão costumam ser removidas com um pouco de vinagre. A dica é misturar 1/2 xícara de vinagre de maçã com 1 xícara de água fria, colocar o líquido em um borrifador e borrifar sobre a mancha. Deixe a mistura agir por cerca de 10 minutos e depois seque com um pano limpo.

Como Evitar Sujeira no Colchão?

Quem se dá o trabalho de limpar um colchão não que vê-lo sujo tão cedo. Por isso, é importante ficar atento à alguns cuidados para manter o colchão mais limpo. Desta forma, manchas podem ser evitadas e também é possível reduzir a quantidade de ácaros e poeira acumulada em seu colchão.

  • Vire seu colchão periodicamente para que ambos os lados recebam ventilação e luz solar;
  • Mantenha a janela do quarto aberta durante o dia para que ar circule;
  • Use sempre uma capa de colchão para protegê-lo de poeira e microrganismo. O ideal é lavar a capa a cada 15 dias;
  • Quando algo manchar o seu colchão, tente limpar o mais rápido possível para que a sujeira não seque;
  • Observe o tempo de duração do colchão e troque-o periodicamente conforme as recomendações do fabricante;
  • Se for possível, deixe que o colchão tome sol pelo menos uma vez por semana.

Seguindo todas essas dicas, você garante uma boa noite de sono e mais qualidade de vida para você e sua família.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Limpeza do Colchão: Como Remover Manchas