Como Descolorir os Cabelos Com Água Oxigenada?

Descolorir os cabelos é algo que costuma assustar as mulheres, porque o procedimento sempre pode danificar os fios. No entanto, quem quer fazer mechas ou clarear o tom dos cabelos precisa usar algum tipo de descolorante.

Uma das formas mais comuns é usando a água oxigenada, que ajuda no processo de descoloração. Recentemente falamos sobre o Dekapcolor, que remove as camadas de tintura sobre o fio. Com a água oxigenada, a coloração natural do cabelo também é alterada, clareando até mesmo os fios virgens.

Água oxigenada descolore os fios?

Sozinha a água oxigenada não é capaz de descolorir. Por conter amônia, a água oxigenada quebra a queratina dos cabelos facilitando a remoção da pigmentação. Assim, a aplicação clareia os fios, mas também altera sua estrutura. Para que a água oxigenada funcione, é preciso preparar uma mistura com pó descolorante. As quantidades vão variar conforme a coloração dos fios e a necessidade de clareamento. Na embalagem do pó descolorante é possível verificar a quantidade adequada de ambos os produtos e o volume da água oxigenada.

Atenção: se o seu cabelo ficar elástico após a aplicação da água oxigenada + colorante, é fundamental tratar os fios antes de aplicar qualquer tipo de química. Como dissemos, a mistura altera a estrutura do cabelo, que pode cair ou se quebrar se as agressões persistirem. Por isso o processo deve ser feito com cuidado e, de preferência, com o acompanhamento de um cabeleireiro.

Água Oxigenada

Gwen Stefani com cabelos claríssimos

Qual volume de água oxigenada usar?

No mercado existem água oxigenada de diferentes volumes, o que representa, na verdade, a concentração do produto. Assim, a água oxigenada de 10 volumes tem menos potencial para agredir os fios, enquanto a de 40 volumes pode ser bem mais danosa. Por outro lado, quanto maior for a concentração, melhor será o efeito do clareador do produto. O ideal, portanto, é encontrar um meio termo para não correr riscos ao usar a água oxigenada. Entenda a diferença entre os volumes;

  • Água oxigenada de 10 volumes: é a versão com oxidação mais baixa, ou seja, não é muito agressiva para os fios. Quem quer clarear os cabelos em apenas 1 tom pode usar a água oxigenada de 10 volumes, mas para clareamentos mais intensos ela não funcionará;
  • Água oxigenada de 20 volumes: de um modo geral, essa é o tipo de água oxigenada mais utilizada. Ela serve para coloração de cabelos brancos com tintura, reflexos e também para clarear os fios em até 2 tons. Se o cabelo for muito escuro, é melhor apostar em uma volumagem mais elevada;
  • Água oxigenada de 30 volumes: quando passamos para o volume 30, o nível de oxidação é mair, elevando o risco na aplicação. Essa versão é indicada para clarear os fios até 3 tons, sobretudo se a cor original for castanha;
  • Água oxigenada de 40 volumes: essa volumagem é bastante forte, tendendo a deixar os fios elásticos e enfraquecidos. Por isso, o ideal é que ela seja sempre aplicada por um profissional que possa tratar dos fios após o uso. Ela é indicada para quem quer deixar os cabelos claríssimos, ou seja, até 4 tons abaixo do original.

Ao usar qualquer um desses produtos, é importante ler atentamente ao rótulo, fazer os testes de alergia e, sempre que possível, consultar um profissional.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Como Descolorir os Cabelos Com Água Oxigenada?