Como Fazer a Unha em Casa?

Fazer as unhas em casa pode ser uma forma de economizar nos gastos com manicure. A tarefa pode ser um pouco complicada para quem não tem muitas habilidades, mas com treino é possível obter bons resultados sem precisar ir ao salão nem gastar demais.

Para mim, que tenho duas mãos esquerdas, fazer as próprias sempre foi algo bem difícil. No entanto, algumas mudanças na vida me obrigaram a começar a treinar. Fica perfeito como se uma manicure tivesse feito? Ainda não. Mas observo que já melhorei bastante. Com base nessa minha experiência um tanto quanto desastrada, hoje vou compartilhar com nossas leitoras algumas dicas para fazer as unhas em casa de forma simples.

Cuidando das Unhas

Se você vai na manicure 1 vez por semana acaba se esquecendo que os cuidados com a unha precisam ser frequentes. Lixar, polir, empurrar e hidratar a cutícula são práticas que devem ser realizadas periodicamente para manter as unhas com um aspecto bem tratado mesmo que você não tenha tempo de esmaltá-las sempre.

A dica é incorporar essas atividades nos hábitos normais de beleza. Observe as unhas, veja se ela tem lascas, se a cor está ok, se o crescimento está normal e se há alguma deformidade. Lembre-se que as unhas são um indicativo de problemas de saúde e mau funcionamento do organismo.

Fazendo as unhas em casa

Fazendo as unhas em casa

Tirar as Cutículas?

Tirar as cutículas é muito perigoso. Primeiro porque estamos um instrumento de corte para retirar partes da pele, o que pode machucar. Além disso, essa pele no entorno das unhas tem um importante papel protetor, impedindo contaminações e a entrada de bactérias. Assim, quando retiramos a cutícula com o alicate estamos correndo o risco de uma infecção grave, que pode até cair na corrente sanguínea.

Melhor mesmo é não remover as cutículas, mas apenas empurrá-las um pouco para que não fiquem sobre a unha. Hidratá-las com frequência também é uma forma de mantê-las menores. Existem no mercado alguns produtos específicos para isso que são menos agressivos.

A Parte Mais Difícil

A parte mais difícil da esmaltação é a limpeza. Mesmo que você não tenha feito um serviço muito bem feito, ao limpar é possível deixar as unhas pintadas com um excelentes aspecto se você fizer isso direitinho. Aqui confesso que é onde eu mais atrapalho, porque precisa ter paciência para limpar bem os cantinhos e, muitas vezes, na pressa, acabo estragando o esmalte que acabei de passar. Tem dias que fica ótimo e tem dias que simplesmente não dá certo.

O que considero importante é usar um pau de laranjeira com ponta bem fininha (ou outro instrumento que tenha essa mesma finalidade) com uma camada fina de algodão. A limpeza precisa ser delicada. Eu gosto de passar o palito sem algodão no entorno para definir um desenho em torno das unhas. Depois removo tudo o que está fora dessa limitação com o algodão e removedor de esmalte.

Passo a Passo Para Fazer as Unhas em Casa

Como disse desde o começo, não sou nenhuma especialista, mas tenho praticado há algum tempo. Para mim, os instrumentos que não podem faltar na hora de fazer a unha em casa são:

  • algodão
  • removedor de esmalte
  • base para unha
  • esmalte
  • pau de laranjeira
  • espátula de unha
  • Bepantol Derma pomada

Você pode incluir na lista outros materiais que considerar importantes, como ultra-brilho para finalizar, spray secador, toalha de mão e outros itens. Claro que cada pessoa tem um jeito de fazer isso. Só acho importante reunir e organizar os materiais necessários antes de começar a fazer a unha porque pegar coisas depois pode ser bem complicado.

Materiais para fazer a unha

Materiais para fazer a unha

1. Lixando

Você pode começar lixando ou limpando as unhas. Eu gosto de lixar primeiro porque a unha não lasca se estiver seca. A dica é sempre lixar apenas para uma direção em vez de fazer movimentos de ida e volta. Demora um pouco mais, mas quando lixamos numa direção só o risco de lascar a unha é menor. O formato pode ser o que você gostar mais: quadrado, oval ou arredondada. Depois de lixar, limpe as unhas com um algodão ou tolha úmida para remover todo o pó.

2. Empurrando a Cutícula

Agora é hora de empurrar a cutícula. Para facilitar, o que eu geralmente faço é lixar as unhas antes do banho e cuidar das cutículas após o banho, por que a pele está um pouco mais molinha. Se não você pode borrifar um pouquinho de água com um borrifador. Também uso Bepantol Pomada para hidratar e reduzir as cutículas nesse momento. Você pode usar um pouquinho de hidratante para mãos ou mesmo um removedor de cutículas. O mais importante é hidratar e empurrar com a espátula, mas sem machucar. Limpe mais uma vez com um algodão úmido para tirar qualquer produto que possa ficar sobre a unha.

Como empurrar a cutícula

Como empurrar a cutícula

3. Esmaltação

Tem gente que pensa que não é importante usar a base antes de pintar as unhas. Eu mesma já caí nessa conversa e acabei com as unhas totalmente amarelas por causa da pigmentação dos esmaltes escuros. A base funciona como um primer, igualando e protegendo a unha. Passe uma camada fina para não descascar depois. Em seguida, venha com uma camada do esmalte de sua preferência. Essa camada também precisa ser fina, porque esmalte grosso fica bem mais difícil de limpar e sai fácil da unha. É melhor passar 3 ou 4 camadas fininhas que 1 grossa demais. Procure espalhar bem e não se importe tanto com os cantinhos, que serão limpos depois.

4. Limpando

Pegue o pau de laranjeira e role sobre um pedaço de algodão, tentando criar uma camada bem fina de algodão em torno da ponta. Depois mergulhe no remover de esmalte e passe nos cantinhos da unha, rolando o palito levemente para limpar o esmalte. A parte inferior da unha deve ser limpa com bastante cuidado para não tirar partes do esmalte. Vire a mão para o seu lado para ver melhor se os todos os cantos foram limpos. Se quiser, finalize com um super-brilho e… pronto!

Unhas prontas

Unha um pouco borradinhas, mas prontas.

Compartilhe com a gente as suas dicas para fazer unha em casa!


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Como Fazer a Unha em Casa?