É Melhor Pentear os Cabelos Com Pente ou Escova?

Numa enquete feita pelo programa Bem Estar sobre a forma usada para se pentear os cabelos houve um empate entre o pente e a escova. Isso quer dizer que as pessoas se dividem entre pentear ou escovar, mas nem todas sabem quais são as funções específicas do pente e da escova. Na verdade, ambos os objetos podem ser eficazes, desde que sejam usados adequadamente e no tipo de cabelo correto. Sim, o tipo de cabelo interfere na escolha entre pente e escova, como veremos a seguir.

Escolha do Pente

O pente serve para desembaraçar os fios quando eles ainda estão úmidos. O ideal é que ele permeie os fios sem dificuldade, para não quebrar. Veja os tipos e quais são os tipos de cabelos em que eles devem ser usados:

  • Pente de dentes largos – é indicado para cabelos crespos, cacheados ou ondulados. Ele penteia os cabelos separando-o em mechas e não fio a fio, o que contribui para cachos mais bonitos e bem definidos;
  • Pente de dentes estreitos – os pentes mais fininhos são mais indicados para os cabelos lisos e curtos. Eles desembaraçam o cabelo fio a fio, deixando-os mais lisos. Quando eles possuem o cabo comprido e fino, também podem ser usados para separar mechas para hidratação ou tintura.

    Pente ou Escova?

    Pente ou Escova?

Escolha da Escova

A escova serve para desembaraçar e limpar os fios. Elas podem ser usadas nos cabelos secos ou molhados e também são indicadas para o uso do secador. Observe os diferentes tipos de escova:

  • De plástico com cerdas retas – são indicadas para desembaraçar os fios mais volumosos enquanto ainda estão molhados;
  • Redondas e pequenas – as escovas redondas mais estreitas servem para cachear os cabelos, sobretudo com o uso de secador;
  • Redondas e grandes – com cerdas mais unidas e maiores, esse tipo de escova é usada para deixar os cabelos mais lisos.

É importante destacar que quem tem os cabelos crespos ou cacheados nunca deve pentear ou escovar os cabelos secos, para que os fios não se separem e fiquem armados.

Dicas espertas:

  • Sempre penteie os cabelos de cima para baixo, ou seja, começando pelas pontas até chegar à raiz;
  • Se os cabelos estiverem muito embaraçados, evite forçar o pente para não quebrar;
  • Quem tem os cabelos mais finos, que podem formar nós, pode desembaraçá-los durante o banho, após a aplicação do condicionador;
  • Os dedos também podem ser usados para desembaraçar os cabelos rapidamente e conservar os cachos;
  • Remova os fios que ficaram na escova diariamente;
  • Para lavar escovas, deixe-as de molho em água com shampoo durante 15 minutos, enxágue com água e seque com o secador bem quente.

Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “É Melhor Pentear os Cabelos Com Pente ou Escova?