Reconstrução Capilar: O Que É e Como Fazer

O uso de produtos químicos como alisantes, tinturas e descolorantes pode alterar a estrutura do fio. Isso acontece porque algumas substâncias removem a queratina natural dos cabelos, tornando-os mais secos, quebradiços e com aspecto poroso. Para solucionar o problema, é preciso fazer uma reposição de queratina intensa. Os salões oferecem o serviço como cauterização ou queratinização, geralmente com o uso da chapinha para selar os fios.

Em casa, você pode fazer uma reconstrução capilar, que também repõe a queratina deixando os fios mais fortes.

O que é reconstrução capilar?

A reconstrução capilar nada mais é que uma reposição de queratina. No processo, a queratina é aplicada diretamente sobre os fios para recuperar sua estrutura. Ele é indicado para cabelos com química ou muito danificados.

Após a aplicação da queratina, o fio fica visivelmente mais duro (nem sempre com um aspecto interessante), mas a reconstrução é necessária para manter as madeixas bem cuidadas, macias e brilhantes a longo prazo.

Reconstrução capilar

A reconstrução capilar pode deixar seus cabelos mais bonitos e saudáveis

Como fazer?

Para fazer a reconstrução capilar em casa você vai precisar de:

  • shampoo anti-resíduo
  • queratina líquida (ou em gel)
  • máscara de hidratação intensa (de preferência com colágeno)

Comece lavando os cabelos com o shampoo anti-resíduo. Ele vai abrir as escamas dos fios para receber a queratina e remover todos os resíduos que podem atrapalhar na reconstrução. Depois de lavar bem, enxágue com água fria e seque com uma tolha. Em seguida, bata o secador apenas para secar 30% da umidade dos fios.

Separe os cabelos em mechas e aplique a queratina. Comece pela nuca, espalhando o produto com um borrifador (ou pincel se usar a queratina em gel). Após aplicar em todas as mechas, deixe a queratina agira pro cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, aplique a máscara de hidratação sobre os fios com a queratina.

Coloque uma touca e deixe a máscara agir por vinte minutos. Em seguida enxágue com água fria e seque com a toalha. Para melhorar o resultado, faça uma escova nos cabelos, passe um protetor térmico e finalize com a chapinha. A chapinha irá fechar as escamas, mantendo a queratina no interior dos fios. Somente depois de 48 horas os cabelos devem ser lavados novamente.

Dicas Espertas

  • A reconstrução deve ser feita a cada 15 dias para cabelos muitos danificados ou a cada mês depois da recuperação dos fios;
  • Se o processo for feito com muita frequência e sem necessidade, os cabelos se tornarão quebradiços;
  • O uso da chapinha para finalização é opcional, mas ajuda torna o efeito da reconstrução mais visível e duradouro;
  • As máscaras de reconstrução dos cabelos devem conter pelo menos queratina, creatina, arginina, cisteína ou colágeno;
  • Faça sempre uma hidratação depois da reconstrução para deixar os fios mais macios e brilhantes;
  • Se for usar algum produto químico forte, como progressiva ou tintura, faça uma reconstrução 3 dias antes e outra 3 dias depois da aplicação;
  • Observe como está o seu cabelo para saber se ele realmente precisa de reposição de queratina.

Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Reconstrução Capilar: O Que É e Como Fazer