Sabão Ecológico Caseiro – Receita

Se você tem o costume de jogar o óleo de cozinha usado nas frituras, no ralo da pia ou do tanque, saiba que está fazendo muito mal para o planeta. Esse óleo vai passando pela tubulação da sua casa e chega às redes de esgoto e acabam chegando na maioria das vezes, em águas de rios e mares, matando peixes e outros animais, além de poluir a água, que está cada vez mais escassa no planeta.

Portanto, nada de jogar o óleo da fritura ralo abaixo. Você tem duas opções, recolha o óleo e leve a um posto de coleta de óleo de cozinha, que já é comum em grandes redes de supermercados, ou aproveite a sobra e faça sabão ecológico caseiro. Em barra ou em pasta, é uma ótima forma de contribuir com a limpeza do meio ambiente e também de fazer economia no seu lar. Reaproveitar é sempre vantajoso para todos!

A receita a seguir é de sabão em barra, que você pode fazer aí mesmo, na sua casa!

Receita do Sabão Ecológico

Ingredientes

  • 4 litros de óleo usado
  • 2 litros de água
  • 1/2 copo de sabão em pó
  • 1 kg de soda cáustica em escamas
  • 5 ml de óleo aromático de sua preferência

Modo de Preparo

  1. Coe o óleo usado em uma peneira fina, para retirar qualquer resto de comida que tenha ficado da fritura.
  2. Ferva a água e utilize apenas meio litro para diluir o sabão em pó. Use baldes de plástico altos para fazer as dissoluções.
  3. Em seguida, dissolva a soda cáustica na água restante, com muito cuidado, pois a mistura ficará quente. Não deixe que a soda cáustica entre em contato com sua pele. Se possível, use uma luva e roupas de mangas compridas para manusear.
  4. Adicione lentamente as duas soluções ao óleo de cozinha e mexa durante 20 minutos.
  5. Por fim, acrescente a essência misturando bem e despeje nas formas escolhidas. Você pode escolher canos de pvc por exemplo, e depois cortar o sabão da espessura que desejar, ou uma vasilha plástica retangular que depois permita que você corte barras do tamanho que desejar. Corte e desenforme as barras de sabão somente no dia seguinte, quando já estiverem totalmente sólidos.

    Aprenda a fazer sabão ecológico e reaproveite o óleo das frituras!

Dicas de Segurança

  • Como já foi dito, a soda cáustica pode causar queimaduras na pele. O vapor produzido ao se colocar a água quente na solução é altamente tóxico, por isso use luvas e roupas com mangas compridas para se proteger contra qualquer respingo. Evite respirar esse vapor, mantendo o rosto o mais longe possível da mistura.
  • É fundamental, também, utilizar apenas utensílios de madeira e de plástico, pois a soda derrete materiais como ferro e alumínio.

Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Sabão Ecológico Caseiro – Receita