Inseticida Caseiro para Acabar com a Dengue

“De acordo com o último levantamento feito pelo Ministério da Saúde, o número de casos da dengue no Brasil aumentou 290%. Foram mais de 205 mil pessoas afetadas no país até o dia 16 de fevereiro deste ano. Os números são alarmantes e a melhor maneira de prevenir o avanço da doença ainda é o combate às larvas do mosquito transmissor.”

A informação acima é do ano de 2013. Hoje, estamos em 2017 e a situação só tem piorado. No ano passado muitas pessoas morreram por causa dessa doença e muitas passaram dias doentes por causa da picada desse mosquito. No início desse ano, muitas cidades reforçaram suas campanhas devido o aumento dos casos. Na época de chuva e calor é mais comum que os mosquitos apareçam, mas é preciso ficar atento às larvas também na época do frio.

O aedes aegypti, como todos sabem, se reproduz em reservatórios de água limpa e parada. Por isso, é muito importante manter as áreas externas da casa sempre bem cuidadas, evitar o acúmulo de água da chuva em qualquer tipo de recipiente e eliminar as larvas do mosquito.

Os cuidados não podem parar! Esta é uma luta de todos os brasileiros!

Pesquisa do Inpa

Mosquito da Dengue

Mosquito da Dengue

Alguns cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia descobriram que o cravo da índia pode ser um importante aliado no combate à dengue. Uma substância encontrada na especiaria, o eugenol, é capaz de matar as larvas do mosquito. Além de ser muito barata e prática, a solução pode ser usada até mesmo em reservatórios de água, pois o cravo é comestível e não traz prejuízos para a saúde humana, ao contrário dos inseticidas químicos, que precisam ser usados com muito cuidado.

Receita do Inseticida

O melhor é que a receita é bem fácil e muio barata. A mistura descoberta pelos pesquisadores do Inpa está em processo de patente, mas pode ser preparada por qualquer pessoa na sua própria casa. Veja os ingredientes necessários:

  • 60 cravos da índia
  • 1 xícara de chá de água filtrada

Para preparar o inseticida caseiro, basta bater os ingredientes no liquidificador por alguns segundos. A fórmula não deve ser coada e pode ficar armazenada na geladeira por até 1 ano, em um recipiente fechado.

Como Usar o Inseticida

O inseticida precisa ser aplicado em pratinhos de planta e outros criatórios do mosquito a cada 4 dias. Em pequenas quantidades de água, utilize somente algumas gotas da fórmula natural. Para os pratinhos de planta, o ideal é usar de 3 a 5 gotinhas. Sempre que possível, elimine os pratinhos das plantas. Lembre-se também de virar garrafas de boca para baixo e não juntar recipientes em espaços abertos.

O inseticida caseiro também pode ser colocado em calhas e outros locais que acumulem água.

Respondendo à pergunta de nossa leitora Miriã, não encontramos nenhum relato de que o inseticida seja capaz de matar os mosquitos em fase adulta, mas somente as suas larvas. Por isso, acreditamos que a pulverização da casa não faça efeito contra o mosquito da dengue.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

2 Comentários em “Inseticida Caseiro para Acabar com a Dengue

  1. Miriã disse em 19/04/2013 às 17:10:

    Muito boa a dica!!! Gostaria de saber se pode pulverizar em casa, se faz efeito

Deixe sua opinião “Inseticida Caseiro para Acabar com a Dengue