Como Usar Shoyu Nas Receitas? Quais Os Benefícios?

Escuro, salgado, de um sabor único e bem marcante, o molho shoyu é utilizado como tempero de saladas, carnes, vegetais e vários outros pratos como macarrão por exemplo. É um molho consumido por quem aprecia o sabor da comida oriental, dando um toque especial ao seu sabor. É um molho típico da Ásia, mas utilizado e muito conhecido em todo o mundo.

O shoyu tem em sua essência soja cozida, trigo torrado, sal marinho e água, sua produção pode demorar de 6 meses a 2 anos. Este molho é utilizado para substituir o sal nos alimentos além de realçar o aroma e coloração dos pratos.

Shoyu

Shoyu

  1. Como usar Shoyu nas Receitas?

O molho Shoyu pode ser utilizado para temperar vários tipos de pratos, desde saladas até carnes e massas. Vamos aprender como utilizar este delicioso molho para alguns pratos.

Como usar molho shouyu em Saladas

O shoyu pode ser adicionado nas saladas sem nenhum outro acompanhamento, é só adicionar o molho a salada a gosto. Mas, algumas pessoas gostam de fazer uma mistura de shoyu, azeite e limão que também cai muito bem, deixa a salada muito saborosa, além de o limão ajudar na absorção do ferro que contém nas folhas e legumes verdes. Lembrando que, não é necessário adicionar sal pois, o molho shoyu já contém uma quantidade considerável de sal.

Como usar molho shouyu em carnes

Você pode temperar a carne com o molho shoyo antes de leva-la ao fogo com o molho shoyo, caso seja um bife, você pode deixar pra inserir o molho na hora em que você estiver grelhando a carne, isto serve para peixe grelhado, frango, carnes feitas na chapa. Deixe a carne grelhar e, aos poucos você vai colocando o molho, tendo muito cuidado para não salgar a carne. A carne fica bem suculenta.

Como usar molho shouyu em Macarrão

No macarrão, você vai acrescentar o shoyo junto aos temperos. Após dourar no azeita ou na manteiga, a cebola, o alho, você ode inserir o molho shoyo. Após isto, adicione os legumes, caso houver, refogue um pouco mais e acrescente o macarrão que, claro já deve estar cozido.

Precauções: É preciso tomar bastante cuidado ao adicionar o molho shoyu as receitas, uma das razões é o sal contido no molho, tome cuidado para nal salgar sua receita, outro cuidado é com a quantidade para que o molho não tome o sabor da comida, pois, isto é muito comum.

 

  1. Benefícios

 

O molho shoyu, oferece alguns benefícios para a saúde, entre eles estão:

 

  • O bom funcionamento da flora intestinal, favorece a proliferação de bactérias “do bem”;
  • Por conter soja em sua composição, contém aminoácidos, vitaminas do complexo B, ferro, proteínas e cálcio, o que preveni problemas, como osteoporose;
  • Ajuda na prevenção de doenças, entre elas estão o câncer de mama e do colo do útero, isto devido a sua ação antioxidante.

 

É importante lembra que, esses benefícios são encontrados somente em produzido artesanais do molho shoyu.

Dê preferência para as versões caseiras e orgânicas.

 


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Como Usar Shoyu Nas Receitas? Quais Os Benefícios?