Menstruação Atrasada: Quais São as Causas?

A menstruação atrasada é um dos sinais da gravidez. Por isso, muitas mulheres ficam preocupadas quando há qualquer tipo de atraso no ciclo menstrual. O que ocorre, no entanto, é que a irregularidade de alguns dias no ciclo pode ser causada por muitos fatores.

Nervosismo e Estresse

O estresse e o nervosismo fazem com que o organismo libere uma substância conhecida como cortisol. Ela interfere na produção do hormônio GnRH, que regula o ciclo menstrual. Assim, quanto mais preocupada você fica com o atraso, maiores são as chances dele ocorrer. O ideal é tentar relaxar para que os hormônios se equilibrem e a menstruação possa descer normalmente.

Interrupção no Uso da Pílula

Mulheres que tomam a pílula anticoncepcional costumam ter um ciclo menstrual bem regular. Porém, quando o uso é interrompido, por qualquer motivo que seja, o organismo leva um tempo para se adequar a não presença das substâncias anticoncepcional. Quem deixou de tomar a pílula pode ter atrasos na menstruação durante alguns meses até que o corpo volte a funcionar normalmente.

Atraso menstrual

Conheça as causas do atraso menstrual

Medicamentos e Doenças

Quando você está com algum tipo de doença, mesmo que seja leve, o organismo pode passar por mudanças que interferem no ciclo menstrual. Problemas como a cistite, a amidalite e até a gripe são suficientes para que o atraso de alguns dias ocorra. O uso de alguns tipos de medicação também contribui para a irregularidade da menstruação. Os corticoides, antidepressivos, anti-hipertensivos e imunossupressores comumente atrapalham o ciclo menstrual da mulher.

Variações de Peso

O peso está diretamente ligado à produção de hormônios. Por isso, quando o peso muda rapidamente, a ovulação pode deixar de acontecer. As células de gorduras contribuem para a produção de estrogênio (hormônio feminino). Assim, se você perde ou ganha gordura, a produção hormonal fica desregulada. O problema também pode acontecer se você sofre coma obesidade, magreza excessiva ou distúrbios alimentares.

Atividade Física

O excesso de atividade física causa mudanças metabólicas, alterando a produção de hormônios. No entanto, para que esse efeito seja observado não basta ser uma frequentadora da academia. Somente atletas profissionais, com rotina de treino intensivo, podem sofrer com as consequências de exercício no ciclo menstrual. Se esse é o seu caso, a explicação para o atraso na menstruação provavelmente está no excesso de atividade.

Problemas na Tireoide

A tireoide é uma glândula fundamental para diversas funções do organismo e não é de se espantar que ela também intervenha na ovulação feminina. Problemas relacionados à glândula, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, costumam causar a ausência de menstruação durante vários meses se não forem tratados adequadamente. E as mulheres que já tomam medicação para a tireoide também podem ter pequenas variações no ciclo hormonal.

Ovário Policístico

O problema conhecido como síndrome ovário policístico é caracterizado pela produção aumentada de hormônios masculinos. Por essa razão, mulheres que sofrem com o problema estão mais suscetíveis a ciclos menstruais irregulares e atrasos na chegada da menstruação. Além disso, o sobrepeso pode ser causado pela SOP, o que também altera a ovulação, como vimos antes. Com a recomendação do ginecologista, o uso de pílula anticoncepcional melhora o problema.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Menstruação Atrasada: Quais São as Causas?