Benefícios Cosméticos do Vinagre de Maçã

Poucos produtos são tão benéficos para a saúde quanto o vinagre de maçã. Em sua composição, o produto conta com mais de 90 substâncias essenciais para o nosso organismo, como vitaminas, sais minerais, aminoácidos e outros elementos. Essa combinação faz com que o vinagre de maçã seja um anti-inflamatório natural bastante potente, além de atuar como antioxidante. E não é só para a saúde que ele faz bem. Os benefícios cosméticos do vinagre também são conhecidos desde a antiguidade. Por ter um pH bastante próximo ao de nossa pele e cabelos, ele é um ótimo produto para cuidar da derme e das madeixas que precisam de alguma atenção.

Cuidados Com os Cabelos

É comum que os cabelos se tornem ressecados por causa da abertura das escamas dos fios. Quando elas estão abertas, o cabelo fica mais suscetível às agressões externas, tornando-se seco, quebradiço, pouco brilhante e cheio de frizz. Com relação ao pH, a alcalinidade também pode ser um problema para os cabelos, pois interfere diretamente no aspecto dos fios. Por essas razões, o uso do vinagre de maçã é excelente: ele ajuda a fechar as cutículas abertas e equilibrar o pH, trazendo melhorias visíveis após o uso. Veja as dicas:

Condicionador Mais Poderoso

Faça uma mistura com a quantidade necessária de condicionador para os seus cabelos e 1 colher (sopa) de vinagre de maçã. Após lavar os cabelos com o xampu de sua preferência, aplique essa mistura sobre os fios, massageia bem e deixe agir por cerca de 30 minutos. Depois enxágue normalmente. Esse processo ajuda a fechar as cutículas dos fios.

Muito Brilho

Se os seus cabelos estão opacos e sem vida, vale a pena recorrer ao vinagre de maçã. A dica é juntar 1 colher (sopa) de vinagre e 1 copo de água filtrada. Depois de lavar os cabelos normalmente com xampu e condicionador, aplique essa mistura e apenas seque com uma toalha. O pH do vinagre vai ajudar a restabelecer o brilho natural dos cabelos.

Para o Couro Cabeludo

Por ser bactericida e fungicida, o vinagre de maçã é capaz de remover do couro cabeludo possíveis microrganismo que estejam causando a caspa e a descamação. Para aproveitar esse benefício, basta fazer uma pré-lavagem com uma mistura de água e vinagre na mesma proporção. Aplique bem próximo à raiz, massageie bastante e depois enxágue. Após esse procedimento os cabelos devem ser lavados e condicionados normalmente.

Para Diminuir a Oleosidade

O vinagre ainda tem um efeito adstringente, sendo capaz de remover a oleosidade excessiva. A dica para quem tem os cabelos oleosos é acrescentar 1 colher do vinagre de maçã ao xampu de uso diário. Isso vai equilibrar o pH do xampu e ajudar na remoção da oleosidade diariamente.

Para Queda Capilar

No caso da queda capilar, é necessário explicar que qualquer produto só vai atuar quando ela for causa por agentes externos. Quem sofre com a calvície genética dificilmente obterá bons resultados recorrendo a esses produtos. Já para a queda capilar causada por inflamações ou problemas no couro cabeludo, vale a pena aplicar o vinagre de maçã com um algodão bem na raiz, deixar agir por 10 minutos e depois enxaguar normalmente.

Vinagre de Maçã

Vinagre de Maçã

Cuidados com a Pele

Os efeitos positivos do vinagre de maçã também são excelentes para a pele. A acidez do produto ajuda no fechamento dos poros, reduzindo a oleosidade. Além disso, o vinagre acaba com os fungos e bactérias que podem se acumular na pele causando a acne e os cravos. Ele ainda é cicatrizante e clareador. Veja as dicas:

Para Acabar Com a Acne

Ao reduzir a oleosidade da pele, o vinagre contribui muito para o tratamento das espinhas. O ideal é colocar 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã em 1 xícara (chá) de água e misturar bem. Depois umedeça um pedaço de algodão nessa mistura, aperte e passe em todo o rosto. Essa mistura vai remover o óleo e as impurezas, devendo ser usada após a limpeza com um sabonete adequado.

Máscara de Argila

A argila também pode ser usada juntamente com o vinagre para combater a acne. A dica é usar um pouco de argila branca ou verde e ir acrescentando o vinagre de maçã até obter uma pasta cremosa. A máscara deve ser aplicado no rosto e agir por cerca de 10 minutos. Após esse tempo basta lavar somente com água. Além de ajudar no controle das espinhas, a receita também ameniza as manchas.

Cicatrização da Pele

Se a pele está coçando ou com pequenos ferimentos, o vinagre é bastante indicado. Ele deve ser aplicado puro no local ou misturado com água. Sua ação bactericida e cicatrizante auxilia na recuperação natural da pele.

Para Hidratar as Mãos

Se suas mãos estão muito ressecadas, a dica é usar vinagre de maçã e um bom creme hidratante na mesma proporção. Depois de misturar os dois, aplique sobre a pele preferencialmente à noite e deixe agir enquanto dorme.

Para Acabar Com as Manchas

Os ácidos do vinagre podem ajudar a clarear a pele, mas esse tipo de aplicação deve ser feito com muita cautela. Nunca tome sol com vinagre sobre a pele, pois isso pode agravar as manchas e até mesmo causar queimaduras. Para clarear manchas, corte uma cebola ao meio, embebede no vinagre e depois esfregue sobre as manchas. Deixe agir por 10 minutos e então enxágue.

Tonificante Para a Pele

Combine os benefícios dos chás com o vinagre de maçã para tonificar a pele e atenuar as linhas de expressão. Para tanto, faça 50 ml de chá verde ou chá de tomilho. Depois de morno, acrescente 1 colher (sopa) de vinagre. Passe essa mistura sobre a pele com um algodão, deixe agir por alguns minutos e depois enxágue.

Dica esperta: para todas essas receitas, a melhor opção é o vinagre de maçã orgânico, que pode ser encontrado em lojas de produto naturais. Ele é melhor que a versão industrializada vendida nos supermercados porque conta com todos as propriedades benéficas que mencionamos acima. No entanto, se você não encontrar o produto orgânico, é possível usar o comum mesmo.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

1 Comentário em “Benefícios Cosméticos do Vinagre de Maçã

  1. aurielandia disse em 15/04/2015 às 13:49:

    Oláficou felizpor saber comoo vigre traz tantas soluçoes

Deixe sua opinião “Benefícios Cosméticos do Vinagre de Maçã