Papel Manteiga Pode Ir ao Forno?

O papel manteiga é muito útil na culinária, mesmo que algumas pessoas tenham dúvida sobre como ele deve ser usado. Durante muito tempo eu usei o papel manteiga para desenhar croquis e rascunhos de plantas, porque ele é transparente como o papel vegetal e custa mais barato. Na cozinha, ele serve como antiaderente, ou seja, protege formas e assadeiras para que os alimentos não grudem.

A questão é que todo papel queima quando é levado a altas temperaturas. Como eu posso levar o papel manteiga ao forno?

Mais Durável

Papel Manteiga

Forma de bolo forrada com papel manteiga

O segredo está no modo como o papel manteiga é produzido. Para que ele se torne mais resistente, as folhas de celulose são mergulhadas ácido sulfúrico. Depois esses produtos químicos são lavados do papel para remover o produto químico. O resultado é um produto diferente do papel comum. O papel manteiga não só se torna mais durável como também adquire propriedades antiaderentes e grande resistência a altas temperaturas.

Pode Ir ao Forno?

Não só pode como deve. O papel manteiga é preparado especificamente para ir ao forno. Se você já usou o produto, deve ter notado que ele não pega fogo nem se queima. O que costuma acontecer é uma leve coloração causado pelo calor, mas que não interfere no preparo dos alimentos. Como a tensão superficial do papel é reduzida durante o processo de produção, ele também impede que massas e outros alimentos grudem. Por isso, o uso do papel manteiga é comum em receitas de biscoitos e bolinhos assados. Mas antes de ir colocando o papel no forno, vale a pena ler o rótulo. O fabricante sempre limita a temperatura máxima de resistência do produto. Observe se ela é adequada ao uso pretendido para não correr riscos.

Como Usar?

Se você nunca usou papel manteiga para cobrir formas e assadeiras, vale a pena ver o vídeo abaixo que ensina a utilização do produto:

A narradora do vídeo também ensina a usar o papel toalha no lugar no papel manteiga, mais eu nunca testei a dica e não posso garantir que funciona. Ainda em relação ao uso, você só pode cobrir só o fundo, no caso de biscoitos, ou toda a forma, se for preparar bolos ou tortas. Não tem problema sobrar um pouco de papel, mas, se for necessário, corte depois de aplicar sobre a assadeira. Se o papel tiver uma parte mais brilhante, deixe ela virada para cima pois o brilho ajuda na antiaderência. O produto também pode ser usado em forminhas de empada ou cupcake.

Vantagens do Papel Manteiga:

  • Você não sujará suas formas e elas não ficarão agarradas com restos de massa queimada (que todo mundo sabe que são terríveis de se lavar);
  • O óleo ou a manteiga usados para untar as formas podem interferir na massa do seu biscoito, deixando o gorduroso;
  • Se você, como eu, morre de nervoso de gordura nas mãos, o uso do papel manteiga evita o uso de margarina ou óleo para untar;
  • O papel manteiga costuma ser mais antiaderente;
  • Existem versões ecológicas feitas com papel reciclado.

Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Papel Manteiga Pode Ir ao Forno?