Escondidinho de Baroa Com Cogumelos

Hoje vou compartilhar com você uma receita que eu testei recentemente: o escondidinho de baroa. Na verdade, eu já faço há algum tempo esse escondidinho com recheio de espinafre ou brócolis, mas navegando pela internet encontrei a opção com shimeji no blog Cozinha Franca. Como gosto muito de cogumelos, achei que valia a pena experimentar essa nova da versão.

Originalmente eu não coloco creme de leite do purê de baroa, mas acho que receita é pra ser seguida e fiz exatamente com a autora do blog recomendou. A única alteração foi o queijo gruyere, que eu não encontrei no supermercado próximo à minha casa. Acabei fazendo com o gouda, que estava na promoção. A combinação ficou interessante, mas acredito que o gruyere pode deixar o escondidinho ainda mais saboroso.

As fotos abaixo são da minha experiência. Modéstia à parte, ficou muito bom!

Ingredientes

Para fazer o escondidinho você vai precisar de:

  • 1 kg de batata baroa
  • 2 xícaras de chá de creme de leite fresco
  • 6 colheres de sopa de manteiga
  • 400g de shimeji
  • 2 colheres de sopa de shoyu
  • 300g de queijo gruyere em fatias finas
  • queijo parmesão ralado na hora
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • noz moscada a gosto

Preparo

O preparo pode ser feito em quatro etapas. Siga as instruções:

1. Purê de Baroa

Primeiramente, descasque as baroas e corte-as em pelo menos dois pedaços. Elas podem ser cozidas em uma panela grande com água, mas se você cozinhá-las no vapor o creme ficará bem mais saboroso. Depois que as baroas estiverem bem cozidas, esmague os pedaços com um espremedor de batatas ou com um garfo. Em seguida tempere com nós moscada, sal e pimenta do reino. Acrescente, por fim, o creme de leite e 4 das 6 colheres de manteiga. Misture bem para deixar o purê homogêneo e cremoso.

2. Recheio de Shimeji

Para fazer o recheio do seu escondidinho, comece separando o shimeji em raminhos, sem cortas para interferir na textura. Em uma frigideira funda, derreta as 2 colheres de manteiga restantes e coloque o shimeji já separado. Refogue sem deixar queimar a manteiga. Depois acrescente o shoyu, abaixe o fogo e deixe o cogumelo pegar gosto. Como  shoyo já é bem salgado, não é necessário acrescentar sal.

3. Montagem

Com as fotos acima, é possível entender melhor como montar a receita. Comece forrando o fundo de um refratário com metade do purê de baroa. A próxima camada é o recheio de shimeji, que deve estar morno para não se misturar muito ao purê. Por cima, coloque fatias de queijo gryuere – eu useu golda porque não achei o gruyere quando fiz. Finalize com mais uma camada de purê e polvilho parmesão ralado á gosto para gratinar.

4. No forno

O escondidinho deve ser levado ao forno preaquecido ao 240º. Como todos os ingredientes estão praticamente prontos, o tempo de forno é apenas para dourar o parmesão e derreter a camada de queijo. Sirva ainda quente com uma salada colorida. O prato é completo e não precisa de muitos acompanhamento. Bom apetite!


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Escondidinho de Baroa Com Cogumelos