Como usar papel manteiga

O papel manteiga é um acessório de extrema utilidade na cozinha de todos os brasileiros. Ele é muito versátil e seu principal objetivo é evitar que alimentos grudem em formas, assadeiras e outros recipientes. Quando você utiliza o papel alumínio para forrar seu recipiente, você elimina a necessidade de untá-lo, e isso deixa o preparo dos alimentos muito mais simples, rápido e também evita sujeira desnecessária com margarina e farinha.

Existem dois tipos de papel manteiga: aqueles que estamos mais habituados a encontrar no supermercado, que são vendidos em rolos, e também aqueles específicos para confeitaria, que são vendidos em folhas grandes e possuem um poder maior de antiaderência. Se você irá trabalhar com alimentos extremamente gordurosos (como frango assado) ou que naturalmente grudam muito (como suspiros), a melhor opção é utilizar o papel manteiga de maior antiaderência ou então untar da forma tradicional.

Passo a Passo

O processo de forrar uma assadeira ou forma com o papel manteiga é bastante simples. Confira:

  1. Corte o papel manteiga do tamanho do fundo de seu recipiente.
  2. Em seguida, com a ajuda de um pincel para alimentos, passe um pouco de manteiga derretida no fundo da forma para ajudar na fixação do papel manteiga. Você pode fazer um “X” no meio e um círculo no contorno da borda. Essa quantidade será suficiente.
  3. Para forrar a parte da lateral, corte uma faixa retangular e posicione-a nas bordas. A fixação pode ser feita da mesma forma que no passo 2.

Observação: quando você estiver trabalhando com massas de bolos, por exemplo, que são naturalmente mais pesadas, não é necessário fazer a fixação com o pincel e a manteiga derretida, já que o próprio peso da massa irá segurar o papel manteiga tanto no fundo quanto nas laterais.

Na hora de desenformar, seu alimento poderá ser retirado sem grandes complicações. No caso de bolos ou tortas feitos em formas de fundo removível, basta erguer o alimento pelo furo central da forma e remover o papel manteiga como se fosse uma película.

Como usar papel manteiga

Você pode tirar proveito do papel manteiga para criar algumas artes culinárias também!

Outras utilidades

Se você está pensando em assar peixes, frangos ou legumes, o papel manteiga também pode ser útil para você. Basta embrulhar esses alimentos no papel manteiga e, então, levá-los ao forno. Esse embrulho criará vapor que, em contato com o alimento, ajudará a cozinhá-lo com mais rapidez.

Além disso, o papel manteiga também tem um desempenho satisfatório quando o assunto é aquecimento de alimentos no microondas. Você pode colocá-lo para aquecer no microondas e posicionar o papel manteiga por cima. Isso vai ajudar a prender o calor no interior do recipiente.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Como usar papel manteiga