Quais os tipos de bolsa mais usados pelas mulheres?

Raramente vemos uma mulher andando sem uma bolsa, nem que seja daquelas bem pequenininhas, e estas, as vezes são mais estilosas e chamativas do que as bolsas maiores, não é mesmo? Então, este acessório, hoje tão comum a nós, tem história, ele vem sendo utilizado ao longo dos séculos.

As bolsas foram criadas para atender as necessidades do cotidiano como por exemplo, carregar comida, isto mesmo! Este Acessório veio para solucionar o problema dos povos nômades, era para carregar alimentos que eles utilizavam as bolsa, nesta época, elas eram como sacos amarrados a cintura.

Já na idade média, utilizadas por homens e mulheres  e diferenciada entre os gêneros pelo seu tamanho, (as bolsas das mulheres eram menores que a dos homens), já eram utilizadas para carregar pertences. Na Revolução industrial, as bolsas eram utilizadas para carregar objetos. Neste momento da história, o cenário da moda muda de forma drástica e passa a dar lugar a estética, surge então as marcas e tendências da moda, e a bolsa ganha importância principalmente para a mulher.

No século XIX, a princesa Alexandra lançou a moda das chetelaines, que eram bolsas pequenas, delicadas que traziam uma tendência medieval, eram amarradas a cintura. As reticules surgiram neste mesmo momento, também eram pequenas e feitas de um tecido semelhante a uma rede, utilizadas para carregar cartões de visita, leques e lenços.

Por fim, surgem bolsas como miniaturas de baús de viagens. Modelo muito parecido com as bolsas de couro utilizadas nos ombros atualmente, com muitos bolsos e compartimentos especiais para guardar passagens. É neste contesto que surge o termo “hedbag” ou “bolsa de mão”, utilizado até os dias de hoje.

A cultura e o papel feminino na sociedade impactou em muito o desigh das bolsas no século XX. Com o crash da bolsa de Nova Iorque em 1929, o mercado de bolsas foi fortemente afetado. Com o menor poder aquisitivo, foi necessário buscar matéria prima mais acessível, como por exemplo o plástico, para a criação de bolsas.

Na década de 40, pós-Segunda Guerra Mundial, a indústria usou a criatividade na fabricação de bolsas. As bolsas mais comuns eram feitas artesanalmente e em tecido, uma vez que o couro se tornara cada vez mais raro.

Nas décadas de 50  e 60, nascem os movimentos feministas, mulheres mais práticas, surgem então, as bolsas de ombro feitas em couro. O objetivo era deixar as mulheres com mãos livres, nesta época ganham espaço também as bolsas de couro transversais, modelos muito utilizados pelas aeromoças.

Bom, agora que você já conhece um pouco sobre a história deste acessório tão utilizado por homens e mulheres e que hoje tem inúmeras funções, desde de carregar seus mais necessário pertences no dia a dia até completar um look fazendo toda a diferença em sua finalização, vamos conferir quais os modelos de bolsas são mais usados pelas mulheres brasileiras.

Bolsa Tote (Sacola)

Criada pensando no conforto e comodidade para as mulheres, assim como as mochilas, esta bolsa é bem espaçosa, o que permite levar muitos pertences, mas, é claro que as formas são bem diferentes. Este modelo de bolsa é muito versátil, da para usas na faculdade, no trabalho, em passeios, viagens e outros.

Bolsa Tote

         Bolsa Tote

Bolsa tipo mochila

Comum entre as mulheres de todas as idades, este estilo de bolsa oferece grande praticidade e conforto. encontradas em modelos mais básicos (de couro e padronagem lisa) para uso no dia a dia, e também em tipos cheios de acabamentos e detalhes (brilhos, franjas), para usar em ocasiões noturnas ou em momentos especiais.

Mochila

Mochila

Bolsa clutch

Bolsa pequenina de mão, criada ara as mulheres pensando na elegância. Podem ser encontradas em vários materiais como couro, tecido, palha, paetê e outros. De moda bem variável, possui vários modelos, lisos, extravagantes em cores bem chamativas e bordados destacados. Muito utilizada para festas para carregar pouquíssimos pertences como batons e celular.

Bolsa clutch

Bolsa clutch

Bolsa Carteiro

Como o próprio nome sugere, esta bolsa foi inspirada nos modelos utilizados pelos carteiros. quadrada em tamanho grande ou médio, alças longas para usar na posição transversal. possibilita carregar muitos objetos de jeito prático e confortável. Assim como a mochila, elas são de fácil combinação e encaixam em quase todos os momentos.

Bolsa carteiro

Bolsa carteiro

Bolsa saco

Muito semelhante a um saco, confere um look mais despojado e moderno, ótima para o uso cotidiano ou em momentos casuais. Há muitas variações de tamanhos de alças, materiais, confecções e acabamentos, mas normalmente são feitas em couro com franjas ou detalhes em metal. Orna muito bem co o jeans.

Bolsa saco

Bolsa saco

Bolsa satchel

O formato da bolsa satchel costuma ser retangular com alças duplas, modelo ideal para ombros, mãos ou no modo tiracolo. de materiais bem resistentes como couro e verniz, as bolsas satchel foram feitas para serem usadas no cotidiano de trabalho ou para ocasiões casuais.

Bolsa satchel

Bolsa satchel

Bolsa transversal

Modelo bem elegante, com alças mais alongadas para serem usadas na posição transversal. as mais tradicionais, geralmente são confeccionadas me formato quadrado ou retangular. Perfeitas para quem deseja praticidade em vários momentos como festas, barzinhos com os amigos, passeio ao shopping e muito mais.

Bolsa transversal

Bolsa transversal

Estes são os modelos de bolsas mais usados, espero que tenham gostado deste post e tenham se sentido inspiradas para a proxima compra de bolsas sabendo as diferentes utilidades de cada uma delas.

Deixe aqui seu comentário, conte qual é o seu modelo favorito ou o que se encaixa melhor com suas necessidades.

Até a próxima.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Quais os tipos de bolsa mais usados pelas mulheres?