Unha Doente – Dicas Para Evitar Problemas

Recentemente falamos aqui no Mulher Esperta sobre os fungos nas unhas. O problema acomete principalmente as unhas dos pés que são mais suscetíveis à proliferação de microrganismos.

Porém, os fungos não são os únicos responsáveis pelo adoecimento das unhas. Doenças mais graves, falta de nutrientes e uso de sapatos inadequados também podem levar ao aparecimento de problemas como ondulações, escurecimentos e unhas lascadas.

O ideal é ficar sempre de olho nas unhas e procurar um especialista. Caso ela comece a ficar fraca ou quebradiça, você pode estar com doenças renais ou hormonais. A ausência de nutrientes importante na alimentação também pode explicar os problemas. Por isso, é fundamental consultar o médico.

Para esclarecer sobre os problemas que acometem as unhas, hoje vamos responder a algumas perguntas que todo mundo se faz, mas nem sempre conhece as respostas certas.

Cuidados que você deve tomar com as suas unhas

Cuidados que você deve tomar com as suas unhas

É verdade que esmalte escuro deixa a unha mais forte?

Existe o mito de que o uso de esmaltes escuros fortalece as unhas. Na verdade, não existem estudos que correlacionem os tons mais escuros com o fortalecimento, mas existe um dado curioso. Os especialistas sabem que o esmalte vermelho, por causa dos pigmentos usados, tem um efeito fungicida. Assim, se você quer prevenir o aparecimento de fungos, vale a pena apostar no esmalte com tons avermelhados.

Sapato fechado faz mal para a unha?

Sim. Os sapatos fechados não são bos para a unha por duas razões. A primeira delas é que a compressão pode causar deformidades na unha, que levam a traumas. Além disso, a falta de circulação de ar deixa o pé mais suado. Com a maior quantidade de umidade, os fungos encontram ambiente propício. Para evitar o problema, você não precisa deixar de usar sapatos fechados. Basta revezar com calçados abertos e deixar o pé “respirar” de vez em quando.

Tirar a cutícula é prejudicial?

Sim. Quando alguém comenta que não é bom tirar as cutículas, é bom dar ouvidos. Apesar de não serem bem vindas, elas protegem a unha contra a invasão de microrganismos. Assim, quando são removidas, podem abrir espaço para a entrada de fungos. O ideal é não tirar, mas se você já tem o hábito de remover as cutículas, evite tirar demais e mantenha a região hidratada.

Posso passar esmalte sempre?

O uso de esmalte é comumente condenado. Na verdade, o simples uso do esmalte não é prejudicial. O problema é quando a pessoa não dá um intervalo entre uma esmaltação e outra. Esse intervalo ajuda a proteger a unha, além de evitar as agressões do esmalte. A dica é pular de 1 a 2 dias antes de passar esmalte novamente. Na hora de remover a tinta, evite usar acetona, que pode agredir sua unha; prefira os removedores sem acetona, embora eles deem mais trabalho para remover o esmalte por completo, é mais aconselhado.

Manchas Brancas na Unha

Se este espaço entre uma esmaltação e outra não for seguido, é comum aparecer manchas brancas nas unhas quando tira o esmalte. Muitas pessoas associam até à marca da acetona. Mas para acabar com estas manchas, além de deixar a unha “respirar” uns dias, uma boa dica é umectar as unhas com óleo mineral ou óleo de argan e passar uma lixa sobre a mancha com delicadeza. A mancha desaparece na hora. Mas não é recomendado sempre lixar por cima da unha, pois ela pode ficar fraca, fina e descascando.

Unha grande fica mais doente?

Sim. As unhas muito grandes estão mais suscetíveis ao aparecimento de doenças. Primeiro porque elas ficam mais sensíveis ao descolamentos e encravamentos. Além disso, sujeira fica acumulada embaixo da unha grande, facilitando a proliferação de microrganismos.

Devo tomar cuidado com o alicate de cutícula?

O alicate de cutícula e outros instrumentos usados na unha devem ser totalmente limpos. Quando for a salões, observe se eles possuem um equipamento para esterilizar com altas temperaturas. Em casa, lave bem seus alicates, cortadores e tesouras com detergente neutro e depois passe álcool. O ideal é que esses instrumentos sejam de uso pessoal.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Unha Doente – Dicas Para Evitar Problemas