Truques Para Escolher Frutas e Verduras na Feira

Você costuma ir a feira? E como você escolhe as frutas e verduras que leva para a sua casa? Todo mundo sabe que devemos evitar aqueles que possuem pontos pretos, rachaduras e partes amassadas, mas existem outro sinais que podem indicar que o alimento recebeu altas doses de agrotóxicos ou que foi colhido antes do tempo. Para ajudar você, separamos algumas dicas em relação às frutas e verdura mais procuradas.

Abacate

Tendemos a escolher as frutas mais brilhantes, porque são viçosas e parecem saudáveis, mas isso não é bem verdade. No caso do abacate, quando a casca está bem verde e brilhante é porque ele foi colhido do pé precocemente. Prefira aqueles de casca fosca e escura.

Abacaxi

A velha tática de arrancar uma folha da coroa para saber se o abacaxi está maduro não é mais indicada. A melhor forma de saber se a fruta está doce é ver se os gominhos da casca estão mais espaçados e achatados. Resumidamente, quando a casca do abacaxi está mais lisa é porque ele está mais maduro.

Batatas

Quando começam a aparecer brotinhos na batata significa que ela já está mais velha e que, por isso, o amido contido nela já virou açúcar. Além desse detalhe, é necessário observar a cor. Se as batatas estiverem esverdeadas é porque receberam grandes doses de solanina, um tóxico que pode prejudicar a nossa saúde.

Feira

Aprenda a escolher frutas e verduras na feira

Banana

Banas muito fininhas são indicativo de que a colheita foi feita antes da hora. Por isso, prefira aquelas mais grossas. Elas são mais saborosas e contêm mais nutrientes. Outra dica é separá-las ao chegar em casa para que não amadureçam muito rápido.

Beterraba e Cenoura

Ao comprar cenouras e beterrabas, escolha as de tamanho pequeno médio. Quando elas estão muito grandes podem até parecer mais saborosas, mas costumam estar duras na parte interna. As menores também são mais saborosas.

Cebola

Dar uma cheiradinha na cebola pode ajudar na escolha. Quando elas estão com o cheiro muito forte, estão estragadas por dentro (mesmo que por fora pareçam saudáveis). As que estão brotando também são ruins para o consumo.

Couve

Evite comprar folhas de couve com aspecto esbranquiçado ou manchas amarelas. Os furinhos indicam que lagartas passaram pela folha, mas também podem significar que o uso de agrotóxicos não foi tão intenso. Prefira as menos brilhantes.

Laranja

Muita gente pensa que a casca da laranja quando verde significa que ela não está madura, mas a verdade é que a cor externa tem pouca relação com o interior da fruta. Evite somente as laranjas muito alaranjadas, pois já podem ter passado do ponto.

Limão

Todo mundo já teve a experiência de comprar o limão quase sem caldo. A melhor forma de evitar esse problema é escolhendo aqueles que estão com a casca mais fina, lisa e brilhante. Além disso, verifique se eles estão muito moles, pois podem ter sido apertados no transporte.

Maracujá

O maracujá pode estar grande, amarelinho e brilhante, mas quase sem polpa. A dica é sempre pesar as frutas com a mão e escolher as que parecem mais pesadinhas. Vale a pena também chacoalhar um pouco para ver se eles não estão ocos por dentro.  Os menores e enrugadinhos costumam ser mais saborosos.

Tomate

Os tomates não amadurecem fora do pé. Por isso, se eles estiverem muito verdes, vão continuar verdes. A dica é escolher aqueles que estão vermelhos, mas não maduros demais. Evite também aqueles que estiverem murchos ou com pontos pretos.

Uvas

Assim como os tomates, as uvas não amadurecem depois de colhidas. Então é preciso comprá-las já maduras para que estejam doce. O indicativo de que estão verdes são partes brancas, como se estivessem embaçadas.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

2 Comentários em “Truques Para Escolher Frutas e Verduras na Feira

  1. Jussara disse em 03/07/2015 às 19:33:

    Achei muito legal as dicas e quero colaborar. As maçãs duram mais com cabinho. Dá pra ver se a laranja está fresca olhando onde fica o cabo se estiver murcho significa que foi colhida a mais tempo, o mesmo acontece com o limão. Prefira os frescos que vão durar mais.

    • Emília Silva disse em 03/07/2015 às 20:08:

      Adoramos as suas dicas, Jussara. Obrigada por compartilhar seu conhecimento com a gente!

Deixe sua opinião “Truques Para Escolher Frutas e Verduras na Feira