Arroz Integral Engorda ou Emagrece?
Os alimentos integrais sempre estão listados como benéficos, mas, afinal, por que eles são melhores para a saúde? Existe alguma diferença de nutrientes entre o arroz branco e arroz integral?
Para responder a essas perguntas, e preciso entender um pouco sobre os alimentos integrais. A palavra integral significa “inteiro”. Em termo alimentares, isso quer dizer que ele não foi processo e, por isso, preserva a maior parte de seus componentes naturais.
O arroz que consumimos normalmente é altamente processado. A maior parte de nós nunca viu um grão de arroz colhido do pé, mas dá pra imaginar que ele seja bem diferente do que encontramos no supermercado. Para ficar branquinho e brilhante, o arroz é descascado e polido. Com isso, muitos nutrientes são perdidos. O que chega à nossa mesa é só a “pior” parte do arroz, rica em carboidratos e pobre em nutrientes.
Por que faz bem?
O grão de arroz é coberto por uma casca espessa e de coloração marrom. Depois da casca, existem uma espécie de cobertura do grão, que deixe ele protegido. A cor é um pouco mais clara, mas não tão branquinha quanto o arroz que conhecemos. Somente o miolo do grão é branco e macio. É justamente essa parte que consumimos normalmente.
A casca do arroz é a parte mais risca em fibras, porém é difícil consumi-la. Por isso, o grão é descascado. Para ficar mais claro, ele também é polido. Com isso, é removida também a camada entre a casca e o miolo, que contém muitos nutrientes.
O arroz integral, diferentemente do arroz branco, não é refinado, mas apenas descascado. Sua cor é mais escura porque ele mantém essa camada de proteção super nutritiva. Ele contém nutrientes como potássio, magnésio e fósforo além das vitaminas A e do complexo B. Além disso, é fonte de fibras naturais e antioxidantes que previnem o envelhecimento celular precoce.
Os benefícios da versão integral em relação ao branco se devem a esses nutrientes. Enquanto o arroz branco contém basicamente só carboidratos, os sais minerais ajudam a melhorar o humor e a sensação de bem estar. As fibras ajudam a combater a prisão de ventre, além de auxiliarem no emagrecimento. Algumas substâncias facilitam a absorção de vitamina E e C, que têm ação antioxidante. Para completar o arroz integral ainda fortalece as defesas do organismo.

Saiba por que o arroz integral é melhor para a saúde.
O arroz integral serve para emagrecer?
Arroz engorda e arroz integral emagrece? Bom, essa fórmula deve ser bem analisada. O arroz branco pode ser prejudicial para o peso porque, como dissemos, ele tem somente carboidratos. Por ser um carboidrato facilmente absorvido pelo organismo, o consumo eleva os índices glicêmicos. O açúcar sobe rapidamente, o corpo produz mais insulina e acaba acumulando gorduras.
Já o arroz integral age de uma forma um pouco diferente. Por ser fonte de fibras, ele dá mais trabalho para o nosso sistema digestivo. Isso significa que os picos de glicose não ocorrem com tanta frequência, o que ajuda bastante na dieta.
As fibras ainda trazem mais uma vantagem para o emagrecimento. Em nosso organismo, elas se juntam com a água e formam uma substância gelatinosa. Com isso a absorção de gorduras se torna menor e o corpo se sente mais saciado. Assim fica mais fácil comer menos sem sentir fome.
Quanto comer? De acordo com nutricionistas, o consumo de 4 colheres de sopa cheias de arroz integral é suficiente para aproveitar todos os benefícios sem engordar. Se você exagerar, pode acabar ganhando peso por causa do excesso de carboidratos.
