Suplementos Naturais para Atletas: Receitas e benefícios

Ganhar massa muscular pode ser uma tarefa complicada para algumas pessoas. Mesmo com treinos pesados na academia, para alguns atletas o ganho de peso pode ser difícil. Não só isso, manter uma rotina de exercícios pode ser algo desafiador atualmente, com o tanto de compromissos que temos no nosso dia a dia. Para auxiliar, os suplementos vitamínicos podem ser a solução para manter uma alimentação com ótimos níveis nutricionais e incrementar a rotina de exercícios. E, o ideal é optar por suplementos naturais, que não trazem prejuízos à saúde.

Os suplementos são compostos que possuem vitaminas, fibras, proteínas e todas as substâncias a mais que precisamos para complementar nossa alimentação. Eles suprem nossas necessidades calóricas, o que auxilia na nossa energia e nutrientes para o treino.

O suplemento sintético vem da indústria, e além das substâncias citadas acima, também possuem ingredientes que estão lá apenas para promover maior durabilidade, aroma, cor, dentre outros aspectos. Os naturais não possuem conservantes e comumente apresentam maiores índices nutricionais, já que não passaram por nenhum tipo de processamento. No caso dos atletas, os naturais irão ajudar no ganho de massa, energia, condicionamento e desenvolvimento.

Hoje, iremos ensinar algumas receitas simples e fáceis de fazer, que irão potencializar sua performance no esporte e treino, durante e depois do período da atividade física.

massa muscular

Veja receitas naturais que ajudam a ganhar massa muscular

Suplementos Naturais

Gemada para Hipertrofia: A gemada auxilia na hipertrofia muscular, ou seja, no aumento dos músculos, através do aumento das proteínas na alimentação. O ovo é muito rico na substância, por isso muito consumido por pessoas que fazem musculação. Para fazer a gemada você só precisa bater no liquidificador 1 ovo, 1 iogurte sólido e 1 colher de chá de açúcar. A receita possui 221 calorias e 14,2 g de proteína.

Vitamina de Semente de Abóbora Contra Cãibras: O magnésio é essencial para evitar as cãibras em todo o corpo. Batendo no liquidificador 57 g de sementes de abóbora moídas, 1 xícara de leite e 1 banana, você tem a quantidade necessária de magnésio para um dia inteiro. Além disso, é muito importante beber pelo menos 1 litro e meio de água diariamente, para evitar as temidas cãibras. Esta receita tem 531 calorias e 370 mg magnésio.

Vitamina de Frutas para Fortalecer os Ossos: Além de músculos fortes, é importante ter ossos fortes e resistentes, para evitar lesões durante os treinos. Para esse fortalecimento, bata no liquidificador 244 g de leite, 140 g de mamão e 152 g de morango. Além dessa vitamina, é necessário beber mais um copo de leite, 1 iogurte e 1 fatia de queijo, para suprir toda a necessidade de cálcio do organismo. Esta vitamina possui 244 calorias e 543 mg cálcio. É importante lembrar que mesmo as receitas naturais devem ser ingeridas com a orientação de um nutricionista.

Shake de Sementes para Energia: O shake com uma mistura de sementes é ideal para quem quer ganhar massa muscular e energia. Para ele, você irá precisar de linhaça, levedura de cerveja, gérmen de trigo, gergelim, aveia em flocos, amendoim e guaraná em pó. Coloque 2 sopas de cada ingrediente em um mixer ou liquidificador. Bata com 1 copo de leite integral ou água de coco. É recomendado que o shake seja tomado logo após a realização dos exercícios. Um copo corresponde a 531 calorias, 30,4 g de proteínas, 22,4 g de gorduras, 54,4 g de carboidratos e 9,2 g de fibras.

Shake de Pasta de Amendoim para recuperação muscular: A pasta de amendoim é rica em proteína e gordura, muito bem aproveitada na hora de gastar energia nos treinos. Pode ser tomada como pré ou pós treino, e até mesmo como lanche da tarde. Para fazê-la é necessário 1 banana, 1 colher de sopa de pasta de amendoim, 2 colheres de aveia e 250 ml de leite. Corte a banana, coloque no liquidificar junto aos outros ingredientes e bata até que o Shake fique bem cremoso. 240 ml desta mistura terá 420 calorias, 16,5 g de proteína, 16 g de gordura, 37,5 g de carboidratos e 12,1 g de fibras.

Não só essas receitas, mas outros ingredientes podem ser utilizados no dia a dia para suplementar sua alimentação e atuarem também como termogênicos. Por exemplo, misturar canela e óleo de coco com o café, logo de manhã, é uma junção perfeita de proteína, energia e gordura, para que você faça o seu treino cheio de disposição. Ademais, também é uma ótima opção tomar um shot de limão antes de sua primeira refeição do dia, com água morna. Isso faz o seu organismo despertar, desintoxicar e se preparar para as próximas refeições. As sementes sempre serão indicadas para os atletas, pois são uma forma fácil de nutrientes.

Gostou das nossa dicas e receitas? Comente aqui caso você conheça alguma receita ótima de suplementação.


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