Receita de Pastel de Angu com Carne Moída e Umbigo de Banana

O pastel de angu é uma iguaria da culinária mineira, podendo ser encontrado em diversas cidades do estado de Minas Gerais, principalmente em Itabirito. Acredita-se que a receita do pastel de angu tenha sido disseminada entre os mineiros, pelos escravos, que imigraram para trabalhar na explorações do ouro, no século XVIII.

Desde então, deixaram o ensinamento de substituir a farinha de trigo pelo fubá, na produção dos pastéis, dando origem ao pastel de angu. Ainda há quem acredite que a receita receba esse nome por se tratar de uma massa de pastel comum, recheada com o próprio angu, mas são os ingredientes da massa que levaram o petisco a ser batizado por esse nome.

Ao longo dos anos, a massa passou a ser combinado à vários recheios e fizeram dessa iguaria uma opção versátil para agradar paladares variados, tornando-se muito famosa em bares e restaurantes de diversas cidades históricas do estado e se assemelhando ao angu frito, apenas, na aparência e no aroma.

A variedade de recheio disponíveis no mercado vão desde as combinação mais tradicionais como: carne, frango e queijo, até opções mais ousadas, como: camarão, vegano ou mesmo com recheios doces. A receita que ensinaremos a seguir foi exibida em uma das edições do programa Terra de Minas, da Rede Globo de televisão. A sugestão de recheio é bem mineira: carne moída com umbigo de banana – outra iguaria da culinária do estado. Veja como preparar!

Pastel de Angu

Pastel de Angu

Receita

Ingredientes:

Massa

  • 2 litros de água
  • 1 kg de fubá
  • 3 colheres (sopa) de polvilho azedo
  • 1 colher (sopa) de sal

Recheio

Umbigo de Banana

Umbigo de Banana

  • 2 umbigos de banana
  • ½ kg de carne moída
  • 1 colher de alho
  • 2 cebolas batidas
  • 3 tomates sem pele e semente picados
  • Pimenta do reino a gosto
  • Salsa e cebolinha a gosto
  • Sal a gosto

Modo de Preparo: Em uma panela grande, coloque a água para ferver junto com a colher de sal. Assim que levantar fervura, coloque o fubá aos poucos e vá mexendo bem para não empelotar. Deixe cozinhar durante mais ou menos 10 minutos (até formar uma raspa no fundo da panela). Depois de cozido, espere esfriar e passe por uma espremedor de batata para a massa ficar bem lisa. Acrescente o polvilho azedo e amasse com as mãos úmidas até ficar homogêneo.

Para o recheio, descasque o umbigo de banana até chegar na parte mais branquinha. Pique tudo em cubinhos e leve os pedaços do umbigo de banana para ferver. Será necessário trocar a água da fervura três vezes. Depois coe e reserve. Enquanto isso, refogue a carne moída no alho. Acrescente as cebolas, o tomate e a pimenta. Jogue o umbigo de banana, tempere e use para rechear o pastel.

Dica: use óleo bem quente para fritar os pasteis e vá fritando aos pouco, para garantir que eles tenham espaço na panela e fiquem bem crocantes. Ao descascar o umbigo de banana é importante tomar cuidado com as roupas, uma vez que a nódoa presente na fruta e também no umbigo mancham e pode danificar uma peça para sempre.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Receita de Pastel de Angu com Carne Moída e Umbigo de Banana