Receita – Antepasto de Berinjela ao Forno

Eu já fui vegetariana por quase 5 anos, depois desse tempo voltei a comer carne, e agora decidi parar novamente. Isso já aconteceu com várias pessoas. É muito comum que alguns desistam da dieta vegetariana, mas que depois retomem à essa alimentação livre de carnes, brancas ou vermelhas.

A decisão de seguir a dieta vegetariana pode acontecer por diversos motivos: saúde, já que as carnes nem sempre fazem bem ao organismo; questões éticas, pela forma com que os animais são criados e mortos para serem vendidos em açougues e supermercados; para emagrecer, pois o consumo de carnes, principalmente as vermelhas fazem com que o acúmulo de gordura no corpo aumente; e até mesmo por questão de moda, já que a dieta vegetariana está em alta (risos…).

Bom, depois de tanto tempo sendo vegetariana, aprendi várias receitas sem carne, e essa retomada me fez lembrar de uma receita clássica dos tempos de vegetariana: o antepasto de berinjela. De todos os pratos sem carne, esse deve ser um dos meus preferidos. Fica bom com torradinha, pão sírio, arroz e até puro. Veja a receita, é simples e fácil de fazer!

Ingredientes

Antepasto de Berinjela

Antepasto de Berinjela

Você vai precisar de:

  • 2 berinjelas grandes
  • 1 pimentão verde
  • 1 pimentão vermelho
  • 1 pimentão amarelo
  • 2 cebolas médias
  • 1 vidro de azeitonas pretas
  • Passas a gosto
  • 3 dentes de alho picados
  • Sal
  • Pimenta do reino
  • Azeite o quanto baste

Modo de Preparo

Muita gente gosta de cortar os ingredientes em tirinhas, para ficar mais bonito, mas eu confesso que corto em cubos porque é bem mais rápido. O sabor é o mesmo, só não fica tão bonito.

Depois de picar tudo, vá colocando em tabuleiro grande em camadas: berinjela, cebola e pimentões. Por cima vão as azeitonas, as passas e os temperos. A quantidade de azeite é medida na hora. Você precisa perceber que todos os ingredientes estão úmidos, mas sem juntar azeite no fundo da assadeira. Então cubra com papel alumínio e leve ao forno. No forno da minha casa, que é um pouco lento, leva cerca de 1 hora para ficar pronto. Na sua casa, espere 30 minutos e abra o forno para ver como está. Se já estiver pronto, pode retirar, se ainda estiver cru, deixe mais um pouco e vá olhando de vez em quando. Guarde o tempo que demorou para ficar pronto, para não precisar ficar olhando na próxima vez.

Depois de frio, guarde em um pote com tampa na geladeira. O antepasto fica ainda melhor depois de guardado por uns dias.

Benefícios da Berinjela

O bom de ser vegetariana, é que você começa a ver os benefícios de alguns vegetais que nem dava atenção antes. A berinjela, principal ingrediente desta receita, é cheia de propriedades benéficas para o nosso corpo.

O seu consumo frequente ajuda a reduzir o mau colesterol e ajuda a eliminar gorduras no organismo, o que auxilia no emagrecimento. Portanto, se você deseja perder alguns quilinhos, inclua a berinjela na sua alimentação.

O bom é que ela pode ser usada em diversas receitas, como pizzas, lasanhas, saladas e refogados. Por conter poucas calorias, pode ser consumida sem medo, e ainda ajuda na circulação sanguínea e previne a anemia.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

1 Comentário em “Receita – Antepasto de Berinjela ao Forno

  1. milton medeiros disse em 06/07/2014 às 22:42:

    Poderia nos oferecer a receita de abobrinha Italiana a moda deles? Certa vez comi na casa de um cliente e nunca mais esqueci; tive de me conter e, de tão ruim comi pouco rsrs.
    sobretudo com o vinho o italiano amigo fazia;(saudoso infelizmente)
    Gratíssimo.
    milton medeiros- arquiteto

Deixe sua opinião “Receita – Antepasto de Berinjela ao Forno