Receita de Bolo de Granola

As fibras são essenciais para o nosso organismo e devem fazer parte de uma dieta balanceada para serem absorvidas durante o processo de digestão. Além de melhorarem o trânsito intestinal, elas dificultam a absorção das gorduras, aumentam a sensação de saciedade e, por consequência, ajudam no emagrecimento.

Um alimento riquíssimo em fibras é a granola, que contém aveia, cevada, flocos de arroz e outros cereais integrais que podem ser adicionados de acordo com a receita.

Ela vai muito bem com leite, frutas e iogurte. Além destes acompanhamentos clássicos, o bolo de granola também é uma opção saudável para quem busca por uma alternativa mais saudável para os intervalos das refeições, podendo ser acompanhado por sucos, chás, café e leite.

Bolo de Granola

Bolo de Granola

Bolo de Granola

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de granola
  • 2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
  • 1 xícara (chá) de açúcar mascavo
  • 1 maçã descascada e ralada
  • 1 xícara (chá) de suco de laranja
  • 50 g de castanha do pará, nozes ou amêndoas picadas
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Preparo: Em um tigela, junte todos os ingredientes secos, exceto a castanha. Misture bem com uma colher até ficar homogêneo. Em seguida, acrescente as maçãs e o suco de laranja à mistura. Continue misturando até que a massa adquira consistência.

Unte uma forma de bolo média com manteiga e adicione farinha para polvilhar a forma. Em seguida, espalhe as castanhas no fundo da forma e cubra com a massa. Leve ao forno pré aquecido na temperatura de 180 graus. Deixe assar por mais ou menos, 30 minutos.

Retire do forno, espere esfriar, desenforme e sirva em pedaços.

Granola faz bem? Veja as propriedades

A granola é um excelente acompanhamento para frutas, iogurtes, leites e vitaminas. Por ser fonte de fibras solúveis e insolúveis que atuam como substrato energético para a as bactérias da microbiota intestinal, ela é muito famosa por auxiliar no sistema digestivo. Seus benefícios vão desde o estímulo o seu funcionamento adequado do intestino até o melhorando dos sintomas de prisão de ventre.

Porém, suas propriedades não estão restritas a essa função. A melhora da imunidade do organismo também é parte dos benefícios da granola, mas para tanto, além das fibras é preciso considerar as propriedades das vitaminas A, B1, B2, B3, B6 e E, que também atuam no na defesa do organismo.

Também composta pelos minerais zinco, selênio, cromo, manganês e por diversos micronutrientes, a granola também é fornecem ao organismo energia e vitalidade. Fatores que são muito importantes para retardar o envelhecimento do corpo, por combater os radicais livres.

Outra peculiaridade da composição nutricional da granola é a presença de ácido graxos insaturados em sua composição. Presentes nas oleaginosas e sementes, ele atuam na redução do LDL colesterol, controlando os índices de gordura no organismo.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Receita de Bolo de Granola