É Possível Fazer Cerveja Artesanal Com um Kit em Casa?

As cervejas artesanais vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado. Com a divulgação de informações sobre a (má) qualidade das cervejas popularmente consumidas aqui no Brasil, as pessoas procuram hoje marcas que garantem a boa procedência dos ingredientes. Há ainda o efeito da “gourmetização”, que atingiu produtos famosos em nosso país como o brigadeiro, o hambúrguer e, claro, a cerveja.

Uma cerveja é considerada como artesanal quando sua produção não é feita em grande escala. Isso possibilita um maior controle sobre os ingredientes, o modo de preparo e, consequentemente, o sabor final da bebida. A cerveja mais consumida em nosso país é a pilsen, mas existem vários outros tipos que começam a se tornar mais conhecidos.

No universo das cervejas artesanais, os diferentes sabores, cores e consistências da bebida consumida é muito valorizado. Tanto que aqui no Brasil foram feitas cervejas combinadas com itens típicos, com as frutas amazônicas, o mel e o café, permitindo um vasto leque de gostos e aromas únicos. Tudo isso faz com que uma bela cerveja artesanal seja bastante apreciada pelos adoradores de cerveja.

Fazendo em Casa

Outra tendência nesse mundo das cervejas especiais é a fabricação em casa. Na verdade, não é muito complicado fazer a cerveja se você tiver em mãos os ingredientes certos e alguns equipamentos. Com um kit, que hoje em dia pode ser facilmente encontrado no mercado, qualquer pessoa com um pouco de boa vontade pode se tornar um “mestre cervejeiro”.

Kit Cerveja Artesanal

Kit para fazer cerveja em casa

Esses kits adaptam em tamanhos menores os equipamentos e técnicas usados na indústria de produção de cerveja. Eles incluem tinas, caldeirões, termômetros, moinhos, maturadores e outros itens necessários. Não é exatamente simples ter tudo em casa, mas depois de comprar tudo, você só precisa seguir as instruções de produção para fazer cerveja.

Os ingredientes variam conforme o que você quer produzir. Você vai precisar estudar um pouco sobre quais são as combinações que fazem sentido, ou seja, que dão boas cervejas ao final da produção. Há também a alternativa de comprar kits prontos vendidos por cervejarias artesanais renomadas. De um modo geral, os ingredientes são: água, grãos maltados, lúpulo e levedura.

Nesses sites você pode encontrar algumas receitas:

É Fácil Produzir Cerveja?

A essa altura você deve estar pensando “vou começar a fazer cerveja agora mesmo”. Porém, o processo de produção é um tanto quanto complicado. Para início de conversa, você vai precisar de algum espaço para a produção. Uma cozinha de apartamento pequena definitivamente não é o lugar mais adequado para receber todos os equipamento de um kit de fabricação de cerveja artesanal.

Com relação aos custos, um kit para produção de até 20 l de cerveja custa algo próximo de R$2 mil. O investimento, como você pode notar, é um pouco alto, pensando que ainda é preciso adquirir toda a matéria prima para a fabricação da bebida.

A dica, antes de comprar um kit, é refletir bastante sobre o quanto você quer fazer isso.  A fabricação em casa dificilmente irá trazer retorno financeiro e, por isso, deve ser vista mais como um hobby.  Leia bastante sobre o assunto, veja outras pessoas que já fizeram cerveja em casa e analise bem a ideia. Pode ser bastante prazeroso tomar uma bebida feita por você, mas há que se lembrar também de todo o trabalho empregado nessa produção.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “É Possível Fazer Cerveja Artesanal Com um Kit em Casa?