Caminhada Emagrece?

A caminhada é uma atividade física excelente por várias razões. Primeiramente, você não precisa de muita coisa para começar a caminhar: apenas um bom tênis e disposição. Além disso, dá pra caminhar em quase todo lugar sem ter que pagar por isso. E como exercício, a caminhada é bastante indicada porque melhora o condicionamento físico, fortalece os músculos, combate o estresse e ajuda no emagrecimento.

É Melhor Caminhar Rápido?

Existe um mito de que quanto mais rápido caminhamos maior é a perda de peso. No entanto, uma pesquisa feita pela Universidade New South Wales, na Austrália, mostrou que não é bem assim. Para o estudo foram analisados dois grupos de mulheres. O primeiro grupo se exercitou 3 vezes por semana durante 20 minutos alternando passadas rápidas e passadas mais lentas. O outro grupo também fez caminhadas 3 vezes por semana, porém por 40 minutos, mantendo o ritmo mais forte durante todo o percurso.

O resultado foi que o primeiro grupo emagreceu 5 vezes mais que o primeiro e conseguiu melhores resultados na tonificação dos músculos das pernas e do bumbum. O resultado se deve a forma como nosso organismo metaboliza energia. Durante as passadas rápidas, a fonte principal de energia é o açúcar, enquanto na velocidade baixa queimamos gorduras. Por isso, a caminhada alternada pode ser mais benéfica para o emagrecimento.

Caminhada Emagrece?

Caminhar na areia pode gastar mais calorias

Quantas Calorias São Gastas Durante a Caminhada?

O gasto calórico vai depender muito do seu organismo e da forma como a atividade é feita. Em média, 30 minutos de caminhada podem queimar até 200 calorias, se houver uma boa frequência no passo. Mas como vimos antes, acelerar e desacelerar também podem ser uma boa pedida para quem quer perder peso. A dica é começar de forma mais lenta, acelerar e depois voltar a caminhar mais lentamente.

Além das calorias, é importante lembrar dos outros benefícios da caminhada. É verdade que outros exercícios, como as atividades aeróbicas, podem gastar mais calorias. Porém, como ressaltamos no começo do texto, a grande vantagem da caminhada é acessibilidade, ou seja, quase todas as pessoas podem caminhar, mesmo que num passo mais lento.

Dicas Espertas

  • Antes de começar a caminhada, faça alguns exercícios de alongamento para a coluna e pernas, para evitar as dores e lesões;
  • Durante a caminhada, procure controlar a respiração, inspirando lentamente pelo nariz e expirando pela boca;
  • A esteira é uma boa opção, mas nada substitui uma caminhada ao ar livre, sobretudo se o ambiente for agradável;
  • Caminhar também reduz o colesterol e ajuda no controle da diabetes;
  • A maior parte das pessoas prefere caminhar no plano, mas uma subida leve pode aumentar em até 50% o gasto de calorias;
  • Se você mora na praia, troque o calçadão pela areia para queimar mais calorias e aumentar a intensidade do exercício;
  • Não acrescente peso nos tornozelos ou nas mãos para caminhar. Prefira uma mochila com recipientes de água ou areia;
  • Observe sua postura ao caminhar e mantenha sempre a coluna ereta, olhando para frente e com o queixo reto;
  • Como o corpo se acostuma ao exercício, tente alternar pausas, inclinações, subidas de escadas e outras variações.

Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Caminhada Emagrece?