Batata Baroa – Benefícios, Nutrientes e Receitas

Os nomes da batata baroa variam tanto que às vezes é difícil saber de qual alimentos estamos falando. Nesse fim de semana eu fui à feira em Florianópolis e perguntei na banca o preço da baroa. A moça do outro lado me olhou com cara de interrogação, até que eu apontasse para o que eu queria. Então ela disse: ah, a batata salsa! Já tinha ouvido a baroa ser chamada de mandioquinha ou cenoura amarela, mas batata salsa foi a primeira vez que ouvi. O que importa, no entanto, é que apesar da nomenclatura nos referimos a um alimentos saboroso e bastante nutritivo.

Benefícios Para a Saúde

A baroa é bastante consumida aqui no Brasil, em todas as regiões do país. Com a chegada do frio, ela é usada no preparo de caldos e sopas que ficam bem cremosas e com o sabor típico da mandioquinha. O consumo é muito benéfico, já que a hortaliça contém betacaroteno, vitamina C e vitaminas do complexo B. Elas também é rica em minerais como ferro, fósforo, magnésio e cálcio. Nutricionalmente falando, a ingestão de 100 g de baroa por dia é os suficiente para garantir as doses diárias de todos esses nutrientes, porém o mais recomendado é variar na alimentação com outros legumes e verduras.

O alimento também contém carboidratos de fácil digestão, indicados para a alimentação de crianças e idosos. Ela é fonte de fibras de ambos os tipos: solúveis e insolúveis, sendo eficaz na redução do colesterol. A presença de antioxidantes está relacionada ao aumento da imunidade e combate a diversos tipos de doenças. O potássio encontrado na baroa melhora a circulação e ajuda no controle da hipertensão. Em relação às calorias, 100g de baroa têm, em média, 125kcal. Por tudo isso, consumir essa batata com frequência é um ótimo passo para quem procura uma vida mais saudável.

Batata Baroa

Que nome você dá para esse alimento?

Como consumir

A baroa deve ser consumida cozida, no preparo de refogados, sopas, cremes e purês. Ela combina com carnes, peixes e outros vegetais, dependendo dos tempero usados. Cozida no vapor, ela fica ótima como ingredientes de saladas frias com vagem, couve-flor e outros alimentos semelhantes.  Não existe uma recomendação diária, mas a mandioquinha pode (e deve) ser incluída no cardápio de toda a família juntamente com outros alimentos saudáveis. Ela pode ser contraindicada para diabéticos dependendo das características da doença. Por isso, converse com o seu médico sobre o consumo da baroa se você tem glicose alta.

Receita Esperta

Para aproveitar todos os benefícios mencionados acima, aprenda a preparar o super saudável purê de baroa. Você vai precisar de:

  • 500g de batata baroa
  • água para o cozimento
  • 2 colheres de cheiro verde picado
  • sal marinho a gosto

Para fazer o purê, descasque as baroas e corte-as em rodelas grandes. Depois leve os pedaços para cozinhar na água com um pouco de sal marinho. Quando os pedaços estiverem bem macios, mas se desmanchar, retire do fogo e escorra a água, reservando um pouco. Passe a baroa pelo processador ou use um espremedor de batatas. Adicione o cheiro verde e coloque parte da água do cozimento para o purê ficar mais cremoso. Leve ao fogo novamente só até cozinhar. Sirva em seguida.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Batata Baroa – Benefícios, Nutrientes e Receitas