Carotenoides: Qual sua Importância na Saúde?

Os carotenoides são substâncias responsáveis pela coloração das frutas e legumes. Essa coloração varia de acordo com o seu tipo, podendo ir do amarelo até um vermelho bem vivo. Apesar de existirem aproximadamente 600 carotenoides diferentes na natureza, apenas cerca de 20 estão presentes no plasma humano e seus tecidos, sendo divididos em seis tipos: alfa-caroteno, beta-caroteno, beta-criptoxantina, licopeno, luteína e zeaxantina.

O organismo humano não produz carotenoides, por isso precisamos ingeri-los através da alimentação. Esse é um dos motivos que levam nutricionistas a indicarem pratos bastante coloridos. Eles ainda são alvos de muitas pesquisas, mas já se pode afirmar que alguns são convertidos em vitamina A no organismo e, mais recentemente, foi descoberta a atuação de carotenoides como antioxidantes, protegendo as células e evitando algumas doenças crônicas.

O Licopeno

Esse carotenoide é um dos mais estudados, sendo fundamental para a nossa saúde. Ele é o responsável pela cor vermelha do tomate. Mas além do tomate, é possível encontrar licopeno também na goiaba, melancia e mamão. Nos estudos, foi encontrada uma relação entre o consumo de licopeno, principalmente através do tomate e seus derivados (sopas, molhos, etc.), e a redução dos casos de câncer, especialmente o câncer de próstata. Foi observada também uma relação com a redução de doenças cardiovasculares.

Licopeno

O tomate é a melhor fonte de licopeno

Os carotenoides são capazes de prevenir o câncer por apresentarem função antioxidante. E dentre os carotenoides, o licopeno é aquele que apresenta a maior capacidade de sequestrar o oxigênio singlet, uma molécula altamente reativa capaz de ocasionar enormes danos celulares.

O Betacaroteno

Responsável pela coloração laranja dos alimentos, esse carotenoide é encontrado principalmente na cenoura. Também é antioxidante, ajudando a prevenir o câncer. Além disso, ele auxilia no sistema imunológico, ajudando a produzir anticorpos, evita o envelhecimento precoce da pele e ainda acelera o bronzeado. É muito importante no fortalecimento de unhas e cabelos. Alimentos como damasco, cenoura, abóbora, beterraba, mamão, manga e a batata-doce são as principais fontes de betacaroteno que encontramos facilmente em qualquer lugar. Se você está pensando em ganhar um bronzeado, vale a pena investir nesses alimentos, que ajudam na produção de melanina.

O Alfacaroteno

Bem menos conhecido que o betacaroteno, o alfacaroteno também tem funções muito importantes em nosso organismo. Com relação à prevenção do câncer, o alfacaroteno é mais eficaz que o betacaroteno, porque age paralisando a multiplicação das células. Ele pode ser encontrado em alimentos amarelo-alaranjados, como a abóbora, a cenoura e as batatas. Vegetais verde-escuros, como o brócolis, também são fonte de alfacaroteno e, consequentemente, têm função anticancerígena. Um estudo realizado pelo CDC (Centers for Disease Control and Prevention) investigou a relação entre o alfacaroteno e a longevidade. Os pesquisadores acompanharam um grupo de 15.318 pessoas com mais de 20. Depois de 14 anos, exames foram comparados e o risco de várias doenças se reduziu até 39% em indivíduos com maior concentração de alfacaroteno no sangue.

Alimentos Ricos em Carotenóides

Depois de conhecer todos esses benefícios, você certamente quer saber quais são os alimentos que mais contêm carotenóides, não é mesmo? Já mencionamos alguns, mas agora vamos listar as principais fontes dessa substância tão importante:

Fontes de Carotenoides

Fontes de Carotenoides

  • damasco
  • cenoura
  • abóbora
  • beterraba
  • mamão
  • manga
  • batata-doce
  • couve
  • repolho
  • espinafre
  • agrião
  • brócolis
  • tomate
  • melancia
  • goiaba

A recomendação diária desses alimentos é de 15 a 25 mg por dia – o equivalente a um mamão papaia e duas cenouras. Isso quer dizer que vale a pena apostar nos itens da lista acima diariamente, em todas as refeições. Sucos, sopas e cremes são excelentes opções, pois facilitam a absorção dos carotenoides pelo organismo. A variedade dos alimentos também é fundamental, já que devemos nos preocupar com outros nutrientes benéficos!


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