Dicas Para se Tornar Vegetariano

O número de vegetarianos no Brasil cresce a cada dia, o motivo desse crescimento vem da descoberta de uma dieta mais saudável que proporcina melhoras no corpo e na mente de quem a adota.
Muitas pessoas se tornam vegetarianas para evitar doenças e ter uma vida longa, outras porque são defensoras dos direitos dos animais e algumas até porque acreditam que o consumo de carne afeta de maneira negativa a economia no planeta, independente do motivo que você escolheu para se tornar vegetariano aqui vão algumas dicas para facilitar sua adaptação a nova dieta e seu sucesso.

  1. Não vire vegetariano do dia para a noite, seu sistema digestivo, paladar e mente precisam de um tempo para se adaptarem a nova dieta. Você pode começar diminuindo o consumo de carnes gradativamente, por exemplo:
    Se você come carne todos os dias da semana, passe a comer dia sim dia não,depois de adaptado, reduza  para 3 vezes na semana,  duas, uma e por fim elimine da sua dieta.Vegetais
    Mesmo que você esteja enojado após assistir documentários sobre o abate dos animais e animado por ler sobre os benefícios da nova dieta, faça a mudança gradativamente para seu organismo não sabotar suas decisões!
  2. Não aumente o consumo dos derivados do leite para compensar a falta da carne! Esses alimentos tem uma alta taxa de gordura saturada que aumenta o risco de doenças cardíacas, ganho de peso e aumento do muco no organismo. Prefira acrescentar proteínas vegetais como as presentes nos grãos de soja, lentilha, feijões e introduza outros alimentos como nozes, frutas alimentos integrais…
  3. Conviva com outros vegetarianos, o convívio com pessoas adeptas da dieta vegetaria torna mais fácil a fase de adaptação além de ser uma ótima forma de trocar receitas, esclarecer dúvidas e receber incentivo.
  4. Evite durante a fase de adaptação situações que farão você cair em tentação pelo paladar, como churrascos, feijoadas e almoços onde servirão carne.
  5. Evite situações de pressão psicológica! Quando você começa a obter os primeiros resultados da sua dieta vegetariana, fica doido para que todos ao seu redor experimentem a mesma sensação agradável que você está tendo e começa a tentar convencer todos que pode a se tornarem vegetarianos, isso é um perigo! Parte das pessoas é inflexivel até para ouvir sobre o assunto, e elas podem fazer pressão psicológica para você voltar a comer carne! Isso pode lhe abalar e prejudicar a sua escolha e persistência na dieta vegetariana, espere estar totalmente adaptado e estável para começar a divulgar seu sucesso!

Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

27 Comentários em “Dicas Para se Tornar Vegetariano

  1. Jamille disse em 14/05/2009 às 18:28:

    Por enquanto sou apenas semi-vegetariana, e mesmo sem tentar convencer ninguém a seguir minha dieta, sofro pressão psicológica todos os dias para voltar a comer carne. É muito difícil. Quase desisti, mas encontrei em alguns sites pessoas na mesma situação que eu, o que meu deu forças pra continuar. Quanto ao artigo, ele foi bem encorajador. Obrigada.

    • Mulher Esperta disse em 15/05/2009 às 13:10:

      Jamille, vale a pena persistir!
      Mantenha a calma e colha os benefícios de abster-se da carne.
      Boa Sorte, qualquer dificuldade escreva para nós!

  2. Ione Fonseca disse em 28/01/2010 às 15:06:

    Olá,
    Ainda não posso dizer que sou vegetariana, pois ainda consumo carne de frango e peixe, mas parei com a carne de boi e porco e realmente quando sinto vontade de comer sempre acabo vendo alguma cena de mau trato a esses animais e isso me dá força pra seguir em frente. Ainda quero parar com todo tipo de carne, mas infelizmente meu ritmo de vida ainda não permite, quando almoço fora é difícil encontrar restaurantes naturais perto de onde trabalho, então ainda tenho ficado com o frango e o peixe, mas em casa praticamente não faço mais carne e me sinto muito bem quando não como carne, pois meu amor pelos animais é enorme e não acho justo ter que sacrificá-los para me alimentar sendo que posso viver bem sem isso.

  3. Roger G. Nunes disse em 25/08/2010 às 03:11:

    Tenho 34 anos e, finalmente, após 15 anos de reflexão tornei-me ovo-lacto-vegetariano. O grande desafio do homem é vencer a sim mesmo. Abraço fraterno a todos.

  4. Christiane disse em 20/09/2010 às 13:30:

    É realmente muito complicado e dificil. Desde os meus 15 anos venho diminuindo o consumo de carne. Atualmente estava comendo quanse que 2 vezes por mais só. E agora vou ao nutricionista para conseguir eliminar de vez a carne. Realmente almoçando fora será um problema para mim tbm Ione. É bem complicado pq não é todo local que tem algo do tipo. u.u infelizmente.

    Mas tbm amo demais os animais, e quero ao maximo não mais comer carne deles. não é justo com os bichinhos =/
    bjs

  5. josi disse em 23/09/2010 às 15:19:

    Olá! muito bom o texto, me deu motivação.
    Hoje 23/09/10 é o meu 6º dia sendo vegetariana.
    Pelo que eu entendi, ainda falta muito, mas devido à dificuldade na correria do dia-a-dia em cozinhar, eu ainda como ovos e bebo derivados do leite como iogurte. Meu objetivo maior a longo prazo é me tornar vegan, finalmente encontrei uma galera alternativa que cuida da saúde, que se diverte sem beber e sem usar drogas.
    Eu sempre fui alternativa, mas sair e beber, me cansou sabe.
    Estou com 21 anos e estou bem feliz com a minha nova escolha.
    Vou procurar conhecer mais gente porque o apoio é fundamental mesmo, um abraço e muito obrigada.

    • Mulher Esperta disse em 12/10/2010 às 11:50:

      Josi! muita sorte nessa sua nova fase.
      Aqui no blog tem várias receitas vegetarianas ok? se precisar de qualquer dica também só pedir!

  6. Lany-chan disse em 13/10/2010 às 15:22:

    Olá!
    Quero muito ser vegetariana!
    Já tentei várias vezes,mas o que me impede são os famosos pasteis,coxinhas e sanduíches.

    Por favor,me dê alguma dica de como me habituar a esse novo e prazeroso estilo de vida. Além de querer melhorar minha saúde,também não quero contribuir para o sofrimento dos pobres animais que vão parar nos pratos das refeições de pessoas do mundo inteiro.

    Me dê uma luzinha!

    Obrigada! Beijos ; *

  7. Marcela disse em 26/10/2010 às 20:10:

    Sou lacto-vegetariana há 7 meses,estou tentando parar de beber leite de vaca,experimentei o leite de soja,mas o gosto não me agradou em nada,tive enjoos.Como posso me adaptar a consumir leite de soja ?

    • Mulher Esperta disse em 06/11/2010 às 11:07:

      Marcela, a realidade é que você não precisa consumir leite nenhum, o leite de soja é muito bom para mantermos os hábitos como tomar um achocolatado, comer um bolo e etc, mas é uma bebida desnecessária, se você não se adaptou ao paladar do leite de soja não precisa necessáriamente forçar, ao retirar o leite de vaca de sua dieta aumente a ingestão de alimentos como nozes e castanhas e muito brócolis e vegetais escuros para não ter deficiência de cálcio. Substitua o leite de vaca nos lanches por chás, sucos de fruta e erva mate, se você sentir necessidade social de tomar um capuccino uma vez ou outra não se preocupe, eu pelo menos prefiro tomar o capuccino a ouvir as pessoas me perseguindo por não ter nada para eu beber nos lugares públicos. Só cuide para que não seja frequente. Boa Sorte!

  8. Marlene disse em 08/01/2011 às 10:28:

    Sou hipertensa,cardiaca,obesa e tenho osteoartrite.Preciso de ajuda.
    Quero ser vegetariana para ter uma melhor qualidade de vida.

  9. Lucas de Melo disse em 10/01/2011 às 18:47:

    Nunca gostei muito de carne; sempre tive um certo nojo; e me aproveitando disso resolvi me tornar vegetariano. Tenho certeza que vai ser relativamente fácil pois tenho ao meu favor o fato de almoçar fora todos os dias. Percebo que em qualquer restaurante é possível manter uma dieta vegetariana, inclusive em churrascarias que hoje em dia oferecem saladas incríveis ! O mais difícil é esconder essa notícia dos carnívoros de plantão, que insistem de todas as formas que podem para que deixemos o nosso vegetarianismo de lado. O meu pai, por exemplo, insiste todos os dias para que eu coma carne, e quando eu digo que estou comendo menos carne ele me olha como se eu fosse um lunático, rsrs.. Boa sorte à todos. Não tenham medo do olhar de desaprovação dos carnívoros, rs.. :-)

  10. Eliana C F erreira disse em 13/01/2011 às 13:38:

    Estou querendo me tornar vegetariana ,e aqui sei que encontrarei o apoio e as dicas necessarias p/ me ajudarem …e sei que estarei contribuindo p/ um mundo melhor e pessoas melhores amo os animais eles são nossos irmãos menores então como posso continuar a consumi-los não é mesmo !!!???
    luz no corações bjs

  11. Mirian disse em 08/03/2011 às 18:39:

    Olá, já faz algum tempo que tenho a intenção de eliminar a carne do meu cardápio.
    Mas o problema é que quem cozinha em casa sou eu e tenho que fazer carne pois meu marido e meu filho não querem comer outra coisa a não ser carne. O máximo que conseguem comer é uma salada de tomate e alface e olhe lá!
    Qual a dica que poderiam me dar para essa situação!!!

    Obrigada e Abraços!

  12. Carol disse em 20/07/2011 às 16:07:

    Tenho 17 anos e ja faz 1 ano que conscientizei e criei vergonha na cara, me tornei vegetariana, eu sou tenho um tipo físico magro, mas desde q me aderi ao verdinho eu engordei um pouco e acho isso maravilhoso, sinal que eu estou saudável. Vou ao medico sempre e esta tudo em ordem comigo. Alem da saúde vcs não sabem o quanto é gratificante salvar vidas e o meio ambiente.

    Abraços verdinhos :P

  13. luzia rubia pimenta dias disse em 14/09/2011 às 13:46:

    olá,
    eu quero muito ser vegetariana e tirar totalmente carne do meu cardapio mais nao vai ser dificil por que aqui na minha casa so fazem carne 2 vezes por semana mais eu nao quero mais comer carne quando eu olho pro meu prato parece que eu vejo o animalzinho ai me da ate um ser nojo por isso quero me adaptar esse costume vegetariano…

  14. luzia rubia pimenta dias disse em 14/09/2011 às 13:50:

    e eu queria tbm uma dieta vegetariana para eu adotar esse costume!!!
    obrigada bjiim!!!!!

  15. Jamilla disse em 14/12/2011 às 16:40:

    Boa tarde.

    Quero virar vegetariana, mas tenho receio de ficar desnutrida, pois sou magra e meu organismo já está acostumado com carnes!
    Quais conselhos você me daria ?

    abraços.

    • Mulher Esperta disse em 26/12/2011 às 12:09:

      O mais importante é manter uma alimentação balanceada, ingerindo todos os grupos alimentares. A alimentação vegetariana traz grandes vantagens ao organismo desde que a pessoa se alimente corretamente. Use o arroz integral, pães, bolos e biscoitos feitos com farinha integral, adoce sucos, café e vitaminas com mel ou açúcar mascavo e abuse das frutas, legumes, verduras, grãos como lentilha, ervilha, soja, grão-de-bico, feijão e também da proteína de soja encontrada em grão ou pedaços maiores.

  16. Camila disse em 29/12/2011 às 14:45:

    Boa tarde,

    Gostaria de dividir com vocês, a muito tempo venho pensando e decide me tornar vegetariana ou melhor por enquanto lacto vegetariana, gostaei muito de saber que aqui irei encontrar apoio, pois realmente é muito dificil mais tenho certeza que terei sucesso.
    Você sabe quanto tempo leva para a adaptação para se tornar um vegetariano…abraços

    • Mulher Esperta disse em 09/01/2012 às 07:47:

      Camila, a adaptação é variável, e depende de o quão bem você está nutrindo seu corpo e principalmente seus olhos durante essa transição, é importante que os alimentos que você coma sejam bonitos, saborosos e bem preparados, fazer a comida bonita é essencial para o sucesso!
      Boa Sorte!

  17. iolanda disse em 13/03/2012 às 17:15:

    Boa tarde,

    Gostaria de dividir com vocês, que venho pensando e decide me tornar vegetariana ou melhor por enquanto lacto vegetariana, gostaria muito de saber que aqui irei encontrar apoio, pois realmente é muito dificil mais tenho certeza que irei consequir ,abraços

  18. Juliana disse em 07/04/2012 às 21:55:

    Sou uma novata vegetariana. Confesso que sempre quis entrar nessa dieta, mas nós nesses últimos dois meses eu vim levando a sério essa ideia. Vim cortando todo e qualquer tipo de carne do meu cardápio aos poucos, comecei comendo carne a cada dois ou três dias, atualmente devo dizer que carne já não faz mas parte do meu paladar, e quando sinto cheiro dela fico meio enjoada, mas acho que isso é bem relativo. Nunca gostei de carne de frango ou suína, e até mesmo a de peixe, meu maior sacrifício foi para de comer carne vermelha, contudo, hoje já fazem aproximadamente 4 dias que estou seguindo minha dieta vegetariana.

  19. karen disse em 24/09/2012 às 14:47:

    dia 24/09/2012 vi alguns videos que me comoveram entaum achei que seria uma boa eu virar uma vegetariana, mais sei que vai ser dificil.Eu queria algumas receitas para saber como comessar a minha dieta vegetariana espero que vcs me ajudem obrigada bjos.

    • Fabiana disse em 26/09/2012 às 15:20:

      Olá Karen! No nosso site, na parte de culinária, já têm algumas receitas vegetarianas. Dê uma olhada! Mas prometo que vou postar mais receitas, ok?! Abraços!

  20. Rosangela Antunes disse em 23/11/2013 às 12:39:

    Amo os animais, mas como posso amá-los e comê-los.Pensando desta forma,resolvi que deveria parar de comer carne, mas sempre adiava e as pessoas diziam que eu não conseguiria. Hoje,finalmente vou começar. Aos poucos,para meu corpo se acostumar.Se posso viver bem SEM carne,não há razão para continuar comendo.Amo os animais e devo isso a eles.

Deixe sua opinião “Dicas Para se Tornar Vegetariano