Perguntas & Respostas – Probióticos

  1. O que são alimentos probióticos? São alimentos que contém bactérias e micro-organismos vivos, e esses micro-organismos fazem bem para a saúde se reproduzindo e gerando substancias úteis além de ajudar na eliminação do que for nocivo.
  2. Onde os probióticos atuam? Eles atuam principalmente no intestino equilibrando a flora intestinal e facilitando as idas ao banheiro, com o intestino regulado todo o corpo funciona melhor, as funções imunológicas entram em equilíbrio. Os distúrbios inflamatórios e as alergias, tudo tende a melhorar com o intestino em ordem.
  3. Existem restrições de consumo? Os grupos que tem alergias a ingredientes das fórmulas, pacientes em tratamento com corticoides ou com aids, devem se abster; já as demais pessoas podem tomar todos os dias, preferencialmente uma embalagem de produto por dia para não ultrapassar a recomendação diária de 109ufc (unidades formadoras de colônias) que corresponde a 100g da maioria dos produtos.
  4. Quais os benefícios estéticos que os probióticos podem me dar? Os probrióticos costumam melhorar a aparência da pele acnéica e doar maior elasticidade a pele, se consumido corretamente, ou seja em conjunto com os alimentos prebióticos que são os ricos em fibras trazem além de pele bonita mais força e tônus muscular.
  5. Existem probióticos dietéticos os light? Sim, várias márcas já oferecem versões dietéticas ou light, o ideal é observar as informações nutricionais e verificar qual a sua necessidade real, se você não é diabético ou não está fazendo dieta de redução de açúcar não há motivos para optar pelo produto sem açúcar, em média os probióticos tem de 80 a 120 calorias por porção de 100g.
  6. Qual a melhor maneira de consumir? Você pode incluir uma porção de probiótico no café da manhã ou nos lanches entre as refeições acompanhado de frutas ou cereais (os prebióticos), e lembre-se de tomar água durante o dia.

Dica Esperta: Verifique a data de fabricação no ato da compra, se estiver comprando dentro de 28 dias da fabricação ainda existem bactérias vivas para cumprir com seu papel ali dentro do seu iogurte, conforme o tempo vai passando elas vão perdendo a capacidade de fazer o efeito prometido. Fique de olho!

Dica de Produto: Prefira os probióticos que possuem selo da Anvisa e especificam o nome do lactobacilo ou bactéria no rótulo, é uma segurança a mais que você tem!

Exemplos: Queijo Danúbio Equilibra e Actimel da Danone.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Perguntas & Respostas – Probióticos