O Que São Probióticos? Quais Os Melhores?

“Organismos vivos que, quando ingeridos em determinado número, exercem efeitos benéficos para a saúde por sua ação no trato intestinal”. Esté é o conceito de probióticos conforme a Organização Mundial da Saúde.

O nosso sistema digestivo é colonizado por uma gama de bactérias, o que é chamado de microbiota intestinal. Trata-se de bactérias intestinais, estas estimulam os sucos digestivos e as enzimas naturais, possibilitando assim uma boa digestão.

A microbiota é de grande importância para nossa saúde, de grande sensibilidade a cada alimento consumido. Mas onde entram os probióticos nesta história? Calma!! Para que você entenda melhor, será precisamos continuarmos falando um pouco mais sobre a microbiota.

As paredes do nosso intestino são responsáveis pela absorção de nutrientes que ingerimos através da alimentação, quando elas (as paredes do intestino), estão saudáveis, esta absorção é feita de forma fácil e rápida, além  de fazer com que as toxinas presentes no intestino sejam eliminadas impedindo que estas penetrem na corrente sanguínea.

Quando as paredes do intestino não encontram-se saudáveis, a absorção de nutrientes fica prejudicada e as toxinas presentes no bolo fecal caem na corrente sanguínea, neste momento ocorre o desequilíbrio da microbiota intestinal, tudo isto contribui para a contaminação por várias doenças e problemas sérios no nosso organismo. 

O estimulo a produção de toxinas cancerígenas,  o prejuízo na absorção de nutrientes essenciais para nosso organismo, a inativação de algumas enzimas, e até mesmo a destruição da mucosa intestinal, são alguns dos vários problemas que o desequilíbrio da microbiota intestinal pode causar.

Além de tudo isto, este desequilíbrio pode comprometer a permeabilidade, o que faz com que vários metais pesados caiam na corrente sanguínea causando danos sérios ao organismo. Por isto é necessário manter a microbiota intestinal equilibrada é necessário.

Os motivos que causam o desequilíbrio da microbiota intestinal? São vários como por exemplo, o uso de antibióticos, falta de ingestão de fibras dentre outros. Mas isto é assunto para outro post, agora vamos saber qual é o papel dos Probióticos neste cenário.

Lá no inicio conhecemos os probióticos em seu conceito, agora vamos esmiuçar de forma a entendermos ainda melhor o que são e sua função. trata-se de um suplemento alimentar com micro-organismos vivos, que nos trazem muitos benefícios. Estes micro-organismos são as ácido láticas, que são bactérias, um exemplo que vemos falar com mais frequência são os lactobacilos.

É importante esclarecer que não são todos os micro-organismos que podem ser usados como probioticos, somente os que trazem benefícios de forma eficaz quando presentes no hospedeiro (nosso organismo). A função destes micro-organismos (probioticos), é resistir a ação do ácido clorídrico e de enzimas pancreáticas, colonizar o intestino, e se tornar comum ao trato intestinal.

Os lactobacilos provocam a fermentação lática, que aumenta a produção de vitamina C, colina, vitamina B6, vitaminaB12 e ácido fólico, ajuda na digestão de gorduras e proteínas, melhora o metabolismo em diversas outras funcionalidade do organismo.

Os probióticos ajudam em muitos processos alérgicos, diarreias e várias outras doenças. Existem alguns estudos que sustentam que os probioticos aumentam a imunidade, isso pela melhora que proporciona na flora intestinal, neste caso o aumento da imunidade local, vem como consequência e reduz os processos inflamatórios, além de agirem também em casos de problemas gastrointestinais.

Depois de entendermos o que são os probióticos e suas funções em nosso organismos, passemos então a conhecer quais são os melhores probioticos, alimentos pelos quais podemos ter acesso a esse componente tão poderoso.

São os seguintes alimentos:

  • Iogurte
  • Sopa de Missô
  • Azeitona
  • Chocolate negro
  • Chá de Kombucha
  • Leite fermentado
  • Ervilhas
  • Kefir
  • Pao Fermentado

Enfim são muitos os alimentos ricos em probioticos,  aqui somente uma pequena lista dos melhores probioticos para se consumir.

Se você tem alguma dúvida a respeito deste assunto, deixe aqui o seu comentário!! Queremos muito interagir com você. Até mais!

 

 


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “O Que São Probióticos? Quais Os Melhores?