Reeducação Postural Global (RPG) para fazer sozinho

A RPG (Reeducação Postural Global) é uma das armas dos fisioterapeutas no combate às dores e desarmonias do corpo humano causadas pela má postura. Apesar desse ser um método realizado exclusivamente por fisioterapeutas, há alguns exercícios que podem ser realizados em casa buscando amenizar dores nas costas, nas articulações, tensões musculares e noites mal dormidas.

Como a RPG leva em consideração necessidades específicas de cada paciente (uma vez que cada organismo reage de formas diferentes às agressões sofridas), a consulta com um profissional é recomendada mesmo nos casos mais simples. Apenas um profissional, com seus conhecimentos dos sistemas muscular, esquelético e sensitivo, poderá realizar o tratamento adequado de acordo com suas necessidades, harmonizando contração, respiração e relaxamento.

Os exercícios que vamos apresentar aqui visam corrigir a postura a médio e longo prazo, mas os mesmos devem ser realizados por sua conta e risco. Um fisioterapeuta é o único profissional qualificado para realizar as posturas corretamente. Muitas pessoas optam por realizar algumas sessões com um profissional até que elas estejam aptas a praticar sozinhas. Essa é uma excelente opção – e também mais segura e eficaz.

Reeducação Postural Global (RPG) para fazer sozinho

Você pode praticar alguns exercícios que ajudam a melhorar a postura, mas jamais dispense a orientação de um fisioterapeuta

Exercícios que ajudam a melhorar a postura

Exercício 1

Fique de frente para uma parede. Estenda seu braço esquerdo e coloque a mão contra a parede. Gire o corpo para a sua direita e então incline-se para frente até sentir os músculos do peito e do ombro sendo esticados. Enquanto faz esse exercício, mantenha sempre o braço em linha reta com seu ombro. Reveze o braço esquerdo e o braço direito.

Exercício 2

Fique de costas para uma parede e encoste nela. Mantenha seus joelhos levemente flexionados e certifique-se que de as costas estão totalmente em contato com a parede. Encoste a cabeça na parede mantendo o queixo paralelo ao chão. Então, posicione os braços dobrados com as palmas da mão voltadas para frente e encoste-os na parede. Fique nessa posição por cerca de 2 minutos.

Exercício 3

Fique de frente para uma mesa, incline seu tronco para frente até que possa posicionar suas mãos sobre ela e tente “empurrá-la” para baixo. Mantenha-se nessa posição por cerca de 30 segundos, aguarde alguns instantes e repita novamente por até 5 vezes.

Exercício 4

Deite-se em um colchão com a barriga para cima e posicione um travesseiro debaixo das costas. Pressione os joelhos e o bumbum contra o chão, como se estivesse tentando empurrá-lo. Ao mesmo tempo, abra o peito e tente unir seus ombros, sempre mantendo as palmas de suas mãos voltadas para cima e pressionando a cabeça contra o chão. Fique nessa posição por 30 segundos, aguarde alguns instantes e repita novamente por até 5 vezes.


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