Fruta a noite engorda? Quais as melhores?

Você é daquelas que evita comer à noite para não engordar? Neste horário, é preciso ter muito cuidado com o que ingerimos. Isto porque, neste período, enquanto dormimos, o nosso organismo devido ao seu estado basal, diminui o gasto calórico e a velocidade da digestão.

As frutas sempre foram colocadas como melhor opção para quem quer perder uns quilinhos e fazer uma dieta cheia de vitaminas. Porém, muitas pessoas também alegam que comer frutas no período noturno pode engordar também. Isso é mito ou verdade? Vamos desvendar esta questão no post de hoje!

Fruta a noite engorda? Quais comer?

O que é preciso observar é a quantidade que se consome e o valor calórico da fruta. É certo que caso ocorra algum exagero, a ingestão constante e em grande quantidade de frutas no período noturno pode contribuir para o ganho de massa. Mas, não pense que comer uma maçã de vez em quando a noite irá te trazer mudanças significativas no peso, isso é mito! Como qualquer outro alimento, isso só acontece quando é um hábito recorrente.

Então, basta que prestemos bem atenção em quais tipos de frutas iremos ingerir a noite e a quantidade. Porém, caso você esteja atrás de fazer trocas saudáveis, pesquise, pois existem frutas bem calóricas. Um exemplo é o melão: comer fatias de melão antes de dormir, tem o mesmo efeito do que comer pães e bolos. Sim! É uma fruta com poucas calorias, (130g tem, aproximadamente, 30 calorias), mas, se consumida em grande quantidade, pode engordar na equivalência de uma opção de doce.

É muito importante incluir a ingestão de frutas no dia a dia, deve-se fazer disto uma rotina pois, as frutas são fontes de vitaminas, fibra, minerais, antioxidantes e também possuem pouca gordura, de fácil digestão e da saciedade. Por isso, caso não queira come-las a noite, pode optar de inseri-las como lanches ocasionais durante o dia. Ressaltando que, quando se bate uma fruta, ela perde toda a sua fibra, sobrando apenas a frutose que é o açúcar da fruta, e isto faz com que a fruta perca a sua capacidade de dar saciedade. O mais indicado então é consumir a fruta in natura.

A frutose, quando consumida em grande quantidade, vai para o fígado, se os níveis de glicogênio no fígado estão altos em todo o tempo, todo o excesso de frutose transforma-se em gordura, que é transportada para outras partes do corpo uma vez que o fígado, não quer armazenar esta nova gordura.

Já a respeito do consumo de frutas a noite, especialistas dizem que não existe problema algum, o que não se deve fazer é consumir a fruta muito próximo a hora de dormir. Deve-se consumir a fruta pelo menos duas horas antes de dormir.

As frutas, como já dito antes, são fonte de antioxidantes, ajudando na luta contra os radicais-livres que causa do envelhecimento e danos aos músculos, além de importante fonte de fibras.

O indicado é escolher frutas com pouca frutose, pois frutas com mais frutose devem ser ingeridas somente pela manhã, que é o horário em que os níveis de glicogênio estão baixos, e o fígado armazena a frutose sem transforma-la em gordura.

FRUTAS

Frutas a noite engordam? Veja mais.

As frutas que possuem mais frutose, e, não são recomendadas de serem consumidas a noite são a maçã, banana, uvas, cerejas, manga, melão, laranja, pera, abacaxi e melancia. Já as frutas com menos frutose, indicadas para a noite, são o damasco, abacate, amoras, figo, toranja, mamão, pêssego, ameixa, framboesa, morango e tomate.

Porém, faça bem sua seleção, pois mesmo o abacate, que possui pouca frutose, é uma fruta extremamente calórica e gordurosa. Por isso, é sempre recomendado olhar diversos aspectos dos alimentos. Opte sempre por aqueles que lhe dê uma sensação de saciedade, mas sem empaturrar.

Uma boa opção sempre é comer porções pequenas de frutas. Por exemplo, na ceia, ingerir apenas alguns pedaços de mamão com outra fruta doce, como a maçã. Faça misturas para que seu paladar se acostume e se agrade de frutas com menos açúcar. O importante é manter o equilíbrio sempre. Ou então, uma boa opção é tentar misturar a fruta com algum iogurte sem lactose e light, alem de sementes.

Assim, mesmo que as frutas recomendadas para o horário noturno sejam as sem frutose, ou seja, as que são um pouco menos adocicadas, pode-se fazer combinações para que sua ceia fique igualmente saborosa! Batidas e snacks frutas secas e desidratadas são ótimas opções, fique atento!

Tem mais alguma dúvida? Gostou do nosso post? Comente aqui!


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Fruta a noite engorda? Quais as melhores?