Como Cuidar do Seu Jardim

Um jardim bonito e bem cuidado não só ajuda a decorar a casa, como também melhora o humor de quem vive nela. Mesmo quem morar em apartamento pode criar um espaço dedicado às plantas, desde que adéque seu jardim ao espaço. Hoje daremos dicas para você manter essa parte da casa sempre linda, independente do tamanho do seu jardim.

A primeira coisa a ser observada é o local em que o jardim ficará. Esteja certo de que o local é apropriado, não atrapalhando a passagem pois colocar um jardim em rota de passagem poderá fazer com que as pessoas pisem sobre ele.

Escolha bem as plantas a serem plantadas, pois elas precisam estar de acordo com o ambiente. É preciso analisar o tipo solo, a iluminação natural e a ventilação para saber quais as plantas ideais para o seu jardim. Se você não souber, poderá pesquisar em sites da internet, pode contratar um paisagista, ou até mesmo um engenheiro ambiental para fazer isso por você.

Se você é daquelas pessoas esquecidas, precisa de uma planta que não exija tantos cuidados e não precise regar todo dia. Os cactos e suculentas podem ficar até 1 semana sem água e sobrevivem em locais de pouca luz e pouca ventilação. Por isso são ideais para os mais esquecidos.

Na hora de escolher as plantas, prefira as espécies nativas da sua região. Uma planta nativa de outro lugar, com clima e vegetação diferentes, pode não se adaptar e morrer rapidamente. Além disso, vão dar muito mais trabalho para cuidar.

As espécies frutíferas e que florescem exigem mais cuidados que as folhagens. Por isso, só plante azaleias, jabuticabeiras, orquídeas, etc., se tiver tempo suficiente para cuidar do seu jardim.

A escolha da grama também deve ser bem observada, pois existem diversas espécies, para cada tipo de jardim. Se é um local de passagem, ou você tem crianças e animais de estimação em casa, precisam ser mais resistentes à pisadas e puxões. Um profissional poderá orientar sobre esta escolha.

Aprenda a cuidar do seu jardim!

Cuidando do Jardim

Depois de fazer o seu jardim, escolhendo corretamente as espécies a serem plantadas, você precisará de cuidados para que ele se mantenha vivo e bonito. A manutenção precisa ser quase diária, ou pelo menos três vezes por semana. É preciso observar se as plantas estão verdinhas ou estão amarelando ou murchando, pois podem estar em um local errado. Notando isso, providencie a troca de local.

Algumas plantas precisam ser regadas diariamente, outras ficam até mais de uma semana sem irrigação. É preciso ficar atenta a esses detalhes.

Mantenha o seu jardim sempre limpo, retirando folhas secas que caem, possíveis objetos que podem ter caído, e retire também as ervas daninhas, que são plantas que se aproveitam dos nutrientes do solo para viver entre as plantas do jardim, mas muitas vezes acabam matando as plantas.

O solo precisa estar arejado para que as plantas se mantenham saudáveis. Para isso, afofe a terra usando um garfo de jardim, descompactando a terra ao redor das plantas.

Se você tem árvores em seu jardim, principalmente as árvores frutíferas, lembre-se de que elas precisam de podas regulares, retirando galhos e folhas mortas.

A grama também precisa de poda regularmente. Não deixe que fique muito alta, pois seu jardim ficará com cara de desleixo. O certo é deixar a grama com uma altura de 5 a 9 centímetros. Se o jardim for grande, use um cortador de grama para facilitar o trabalho.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Como Cuidar do Seu Jardim