Gordura Trans Engorda e Faz Mal?

A gordura trans está bastante presente em nossa alimentos, sobretudo quando comemos muitos produtos industrializados. Ma será que ela realmente é maléfica para a saúde? E comer alimentos com gordura trans ajuda a engordar? Para esclarecer essas e outras questões, preparamos esse artigo com informações bem úteis sobre esse tipo de gordura.

O que é gordura trans?

A expressão “gordura trans” se refere a todo tipo de gordura transformada industrialmente. No caso, os óleos vegetais, extraídos de grãos, sementes e outros produtos de origem vegetal são processados e recebem átomos de hidrogênio. Por isso, esse tipo de gordura também é chamada de “gordura vegetal hidrogenada”. Após o processamento, os óleos, naturalmente líquidos em temperatura ambiente, passam a ser sólidos (com consistência semelhante à da manteiga.

Por que a gordura trans é usada?

Se você não quer que uma coxinha fique escorrendo óleo, basta fritá-la em gordura trans. O óleo ainda estará lá, mas na forma sólida, ou seja, sem escorrer. Além desse fim, a gordura vegetal hidrogenada é usada pela indústria alimentícia para alterar a textura de alguns alimentos ou aumentar o prazo de validade desses produtos sem elevar o custo. Biscoitos, salgadinhos, bolachas, sorvetes e alguns tipos de chocolates são os alimentos mais comuns feitos com gordura trans.

Gordura Trans

Gordura Trans

Gordura trans faz mal?

Sim. Mesmo sendo muito comum nos alimentos que ingerimos, a gordura trans é bastante prejudicial à saúde. Desde 1960, estudos vêm sendo realizados sobre o consumo de gordura hidrogenada e hoje em dia não restam dúvidas de que ela realmente faz mal. De um modo geral, a ingestão de gordura trans interfere nos níveis de colesterol e triglicérides, além de elevar a quantidade gordura corporal. Esses prejuízos estão diretamente ligados a problema como doenças cardiovasculares, diabetes e outros.

Quais são os malefícios desse tipo de gordura?

A lista de malefícios causados pelo consumo de gordura trans é bem ampla. Veja:

  • Aumento dos níveis do colesterol ruim (LDL), que pode causar problemas de coração com infartos;
  • Redução dos níveis do colesterol bom (HDL), grande responsável por evitar que as doenças cardiovasculares apareçam;
  • Elevação dos triglicérides, também relacionados a diversos problemas de saúde;
  • Bloqueio na produção de gorduras insaturadas pelo organismo, o que interfere na saúde do coração, do sistema nervoso e na produção de hormônios;
  • Acúmulo de gordura no corpo, a chamada “gordurinha localizada”, que aumenta o risco de doenças e também incomoda os mais preocupados com a aparência.

Dessa forma, respondendo à pergunta que dá título ao artigo, a gordura trans não só faz mal como também engorda.

De olho no rótulo

A Anvisa exige, desde 2006, que os fabricantes indiquem no rótulo de seus produtos a quantidade de gorduras trans utilizada na produção do alimento. O problema é que os produtos com quantidade inferior a 0,2 gramas por porção estão livres da obrigação. Sem conhecer esse valor, os consumidores podem acabar ingerindo mais gordura trans que o recomendado, que é de 2 gramas por dia. Um estudo feito pelo Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) mostrou que até mesmo os alimentos que indicam “zero de gordura trans” podem conter a substância.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Gordura Trans Engorda e Faz Mal?