Conheça Mais Sobre a Hipocondria

Você já ouviu falar sobre a hipocondria? Normalmente, a palavra é usada para se referir ao consumo excessivo de remédios. No entanto, o problema é um pouco mais complicado. Trata-se, na verdade, de uma preocupação contínua e exagerada com a própria saúde. A preocupação pode ser considerada normal, mas é vista como um transtorno quando o indivíduo se preocupa de forma quase descontrolada com sintomas que podem ser corriqueiros. Além disso, o hipocondríaco deixa de ter uma vida comum por causa dos medos

Assim, uma simples dor de cabeça pode ser interpretada como um tumor cerebral, manchinhas na pele logo se transformam em câncer e um resfriado parece indicar uma grave infecção. Essa forma de pensar está diretamente ligada com o medo da morte, que assombra a todos nós. Porém, para quem sofre com a hipocondria, as preocupações com a saúde física se tornam limitadoras e nem mesmo os médicos são vistos com confiança. O hipocondríaco, em casos mais graves, tende ao consumo de remédios sem orientação e pode desenvolver um quadro depressivo e ansioso.

Sou Hipocondríaco?

Hipocondria

Hipocondria

Um hipocondríaco dificilmente consegue perceber o problema, pois, para ele, todos os sintomas são reais e perigosos. Porém, algumas questões podem ajudar a identificar o transtorno. Caso sua resposta seja sim para a maior parte das perguntas abaixo, vale a pena procurar ajuda:

  1. Você costuma observar com frequência sinais e sintomas em seu próprio corpo?
  2. Você se preocupa constantemente com a possibilidade de ter uma doença grave?
  3. Você acha que sua preocupação com a saúde é maior que a de outras pessoas?
  4. Quando você procura um médico e ele diz que está tudo bem é difícil de acreditar?
  5. Notícias sobre doenças como o ebola te deixam com medo de contraí-la?
  6. Você apresenta sintomas constantemente?

Tratamento Para a Hipocondria

Quando a hipocondria é identificada, o médico pode aconselhar um tratamento psiquiátrico juntamente com o auxílio psicológico. O método escolhido vai depender do quadro apresentado pelo paciente, que pode envolver um transtorno de ansiedade ou depressão. Somente um médico pode diagnosticar o problema e indicar o melhor tratamento.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Conheça Mais Sobre a Hipocondria